Atividade de interpretação de texto: O árabe e o vizinho – 4º ano

    Atividade de interpretação de texto para alunos do quinto ano. O texto utilizado nesta interpretação é O árabe e o vizinho.

    Você pode baixar esta atividade de português em Word (modelo que pode ser modificado) e em PDF (pronto para imprimir), estamos disponibilizando também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

O árabe e o vizinho

    – Esta parede faz sombra – disse um árabe ao seu vizinho.

    – Ainda bem.

    – Não; entenda-me primeiro. Eu estou a queixar-me de que você me rouba o sol com essa parede que levantou aqui ao pé da minha casa.

    – Mas neste infinito deserto, meu amigo, luz é o que sobra e sombra é o que falta. Repara nos teus animais encostados à parede que eu mandei construir, se não estão satisfeitos?

    Mas o árabe tanto se lamentava e enfurecia que o vizinho resolveu comprar-lhe o terreno, para não ter que mandar deitar abaixo a sua pequena moradia. O árabe mostrou-se de acordo e foi com os seus animais para um outro ponto distante; porém, dia a dia, morriam dois ou três, com o calor. Uma tarde resolveu vender alguns.

    – Por que razão queres tu vender estes animais? – perguntou o comprador.

    – Porque preciso do dinheiro.

    – E para que é o dinheiro?

    – Para levantar uma parede que me dê sombra – respondeu o árabe a olhar tristemente para quatro camelos caídos, quase mortos. . .

Um conto de António Botto

 

Interpretação

1. Qual é o título do texto?

R.:

 

2. Quem é o autor do texto?

R.:

 

3. Quantos e quem são os personagens do texto?

R.:

 

4. Onde se passa a história? Descreva este local.

R.:

 

5. Qual foi o motivo da discussão entre os vizinhos?

R.:

 

6. Qual foi a solução encontrada para resolver esse conflito?

R.:

 

7. O que aconteceu com o árabe no final da história? Porque você acha que isso aconteceu?

R.:

 

8. Em sua opinião, o que podemos aprender com essa história.

R.:

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: