Atividade de interpretação de texto: Daniela – 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada a alunos do quarto ano do ensino fundamental. O texto a ser interpretado é Daniela, este texto é uma narração.

   Esta atividade de português está disponível para download em dois formatos, em Word (modelo que pode ser modificado de acordo com as necessidades) e em PDF (pronto para imprimir). 

 

   Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

DANIELA

Daniela tem pouco mais de quatro anos de idade e pergunta muito – pergunta sempre. E às vezes também responde.

Vou tentar reproduzir perguntas, considerações e respostas de Daniela.

– Pensar? – Disse ela para a madrinha que é estudante universitária. – O que é pensar? Por que se pensa? Mas por que não se pensa? – pausa.

– Por que é preciso que se pense? Por que Moacir Franco canta na música assim: “não, não posso parar, se eu paro eu penso, se eu penso eu choro…”

“ A madrinha levou Daniela até a Faculdade onde estudava, mostrou-lhe a estátua de “O pensador” e disse-lhe”.

– Daniela, aquele ali é o “O Pensador”.

A menina olhou atentamente e nada falou. Bem mais tarde disse:

– Pensador … pensa-a-dor? Então por que dizemos pensa-a-dor? Gozado tudo isso!

Passado algum tempo a madrinha resolveu fazer perguntas na esperança de receber respostas:

– Daniela, o que é pensar?

– Pensar é que nem aquele homem do teu colégio.

A madrinha insistiu:

– O que é pensar?

– Bem, então pensar é fechar os olhos.

Pela última vez a madrinha insistiu:

– Daniela, o que é pensar?

– Bem disse muito categoricamente, pensar é colocar um monte de coisas na cabeça, fazer mistério e depois dar a surpresa.

Clarice Lispector

 

Atividades

1)    Qual é o título do texto?

R:

 

2)    Qual é o tema do texto?

R:

 

3)    Quem é o autor do texto?

R:

 

4)    Quais são os personagens do texto?

R:

 

5)    Quantos parágrafos têm o texto?

R:

 

6)    Esse texto é narrativo, descritivo ou dissertativo?

R:

 

7)    Qual foi a pergunta de Daniela?

R:

 

8)    Em sua opinião por que ela fez esta pergunta?

R:

 

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: