Início Atividades Atividade de história: República romana – 6º ano

Atividade de história: República romana – 6º ano

por Rosiane Fernandes

    Atividade de História sobre a República romana, indicada a alunos do sexto ano do ensino fundamental.

    Esta atividade de história está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

República Romana

   1.Com a queda dos reis etruscos o governo romano passou a ser uma res publica. O que isso significava?          

   I.significava que o Estado não pertencia mais ao rei e era considerado um bem público.

   II.significava que o Estado pertencia ao rei porém, era considerado um bem público.

   III. significava que o Estado não pertencia ao rei porém e era considerado um bem particular.

   Assinale a alternativa correta:

    a.(    ) todas as alternativas estão corretas.

   b.(    ) apenas  as alternativas I e III estão corretas.

   c.(    ) apenas  a alternativa I está correta.

   d.(    ) apenas a alternativa II está  correta.

 

    2.Durante a república havia em Roma três tipos de assembleias que são elas:

   a.(    ) Assembleia por cúrias, Assembleia por centúrias, Assembleia da plebe.

   b.(    ) Assembleia porpúrias, Assembleia por centúrias, Assembleia da plebe.

   c.(    ) Assembleia por cúrias, Assembleia por cemptúrias, Assembleia da plebe.

    d.(    ) Assembleia por cúrias, Assembleia por centúrias, Assembleia da plebeturia.

 

    3.Nessas assembleias as                                  e os                                não tinham o direito de participar das decisões políticas de Roma.

    a.(    ) as crianças e os idosos.

    b.(    ) as mulheres e os idosos.

    c.(    ) as mulheres e os escravos.

    d.(    ) as crianças e os adolescentes.

 

   4.Por que muitos plebeus ao voltarem da guerra se tornavam escravos?

 

   5.Como era feita a divisão de espólio entre patrícios e plebeus após uma vitória romana?

 

    6.Após os plebeus se rebelarem contra a situação de desigualdade em relação aos patrícios eles obtiveram muitas conquistas. Cite uma delas?

   a.(    ) o estabelecimento de leis escritas.

   b.(    ) o aumento de espólio.

    c.(    ) os melhores armamentos para irem a guerra.

   d.(    ) o aumento de salário

 

Por Rosiane Fernandes Silva

2 comentários

Blanca vitoria olmedo 28 de junho - 13:38

Estou ajudando uma senhora de 55 anos do 6°ano a fazer a tarefa de arte ,sobde o renascimento das artes , renascimento italiano, artes greco romana . Agora mesmo preciso preencher uma cruzadinha , as respostas que consigo ,nao conside com a quantidade do quadrinho de respostas. A cruzadinha e sobre o periodo das luzes, devido ao grande avanço em muitas areas do conhecimento. Foi um periodo do despertar do homem.
As perguntas pra responder a cruzadinha e a seguinte.
1, onde surgiu o renascimento?
2,Deus no centro?
3 homem no centro?
4 valorização do homem?
Investiam dinheiro na produção artística?
6,artista mais famoso do renascimento
7,obra de arte famoso no mundo inteiro que trás uma mulher de olhar sereno?
8 o que significa renascimento?
10, tecnica de sombreamento?
11,nome dada a organização em forma de pirâmide na pintura e escultura renascentista.
12, que causa ilusao de profundidade.
13, nome da tecnica de desenho.
Algumas destas ja tenho a resposta. Mas nao cabem no quadrinho . Ou passa dos quadrinhos ou sobram quadrinhos.

Responder
Ana Maria ferr Ferreira 28 de junho - 18:43

Preciso de material de ingles

Responder

Deixe um Comentário