Início Série5º ano Atividade de história: O trabalho infantil na história do Brasil até a República – 5º ano e 6º ano

Atividade de história: O trabalho infantil na história do Brasil até a República – 5º ano e 6º ano

por Equipe acessaber

    Atividade de história, indicada aos alunos do quinto ano e sexto ano do ensino fundamental, com questões sobre O trabalho infantil na história do Brasil até a República. BNCC 5º ano: EF05HI08 e EF05HI09. BNCC 6º ano: EF06HI08, EF06HI09 e EF06HI10.

    Você pode fazer o download destas questões de história em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

O TRABALHO INFANTIL NA HISTÓRIA DO BRASIL  ATÉ A REPÚBLICA

     O trabalho infantil tem uma longa história no Brasil, que remonta ao período colonial. Durante os tempos coloniais e imperiais, crianças escravizadas eram frequentemente forçadas a trabalhar nas plantações, minas e nas casas dos senhores. Com a abolição da escravidão em 1888, o trabalho infantil continuou, mas agora envolvendo crianças pobres, muitas vezes descendentes de ex-escravizados, que trabalhavam em condições precárias na agricultura e nas indústrias emergentes.

    No início da República, a exploração do trabalho infantil permaneceu como uma prática comum, especialmente em áreas rurais e nas novas fábricas urbanas. Crianças eram vistas como uma fonte de mão de obra barata e facilmente controlável. A falta de regulamentação trabalhista permitia que muitos menores fossem explorados sem restrições, trabalhando longas horas por salários baixos ou em troca de moradia e comida.

    A industrialização acelerada nas primeiras décadas do século XX exacerbou a situação. Fábricas de tecidos, alimentos e outras indústrias leves empregavam grande número de crianças em condições insalubres e perigosas. Apesar das primeiras tentativas de regulamentação do trabalho, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) de 1943, que estabelecia limites para o trabalho infantil, a prática continuava devido à fiscalização insuficiente e à necessidade econômica das famílias.

    O movimento sindical e as campanhas de direitos humanos começaram a chamar atenção para a questão do trabalho infantil a partir das décadas de 1960 e 1970. A pressão por mudanças levou à criação de políticas públicas e programas sociais voltados para a erradicação do trabalho infantil, além da melhoria nas condições de vida das famílias mais pobres. O Brasil começou a ratificar convenções internacionais que proibiam o trabalho infantil e a implementar legislações mais rigorosas.

    A Constituição Federal de 1988 representou um avanço significativo ao proibir o trabalho de menores de 14 anos, exceto na condição de aprendiz a partir dos 16. A partir dessa base legal, diversas iniciativas foram implementadas para combater o trabalho infantil, incluindo programas governamentais como o Bolsa Família, que ajudam a manter as crianças na escola. Embora o trabalho infantil ainda exista no Brasil, os esforços contínuos de fiscalização e conscientização têm ajudado a reduzir significativamente a sua incidência.

 

Questões

1) Como era o trabalho infantil durante o período colonial no Brasil?

R:

 

2) O que aconteceu com o trabalho infantil após a abolição da escravidão em 1888?

R:

 

3) Qual foi a situação do trabalho infantil no início da República?

R:

 

4) Como a industrialização acelerada nas primeiras décadas do século XX afetou o trabalho infantil?

R:

 

5) Quais mudanças ocorreram a partir das décadas de 1960 e 1970 em relação ao trabalho infantil?

R:

 

6) O que a Constituição Federal de 1988 estabeleceu sobre o trabalho infantil?

R:

 

 

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