Início Série7º ano Atividade de história: O Renascimento – 7º ano

Atividade de história: O Renascimento – 7º ano

por Equipe acessaber

    Atividade de história, direcionada aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o Renascimento.

    Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de história em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

O Renascimento

1) A partir da reabertura do Mediterrâneo ao longo das Cruzadas, a Europa assistiu a uma intensa transformação das relações sociais e do modo de vida, pois as cidades:
a) Voltaram a crescer e se tornaram o centro das atividades comerciais
b) Diminuíram com a migração de pessoas para o campo
c) Permaneceram com baixa economia
d) Começaram a se industrializar

 

2) No que diz respeito à prosperidade italiana, esta era relacionada ao monopólio do comércio de especiarias com o Oriente, tendo se destacado as cidades de:
a) Milão, Roma, Veneza e Nápoles
b) Gênova, Veneza, Florença e Pisa
c) Nápoles, Gênova, Roma e Milão
d) Veneza, Milão, Verona e Turim

 

3) O enriquecimento proveniente do comércio mediterrâneo, que permitiu aos burgueses o investimento nas artes, sendo denominados mecenas, tinha como objetivo:
a) Voltar a fazer crescer atividades comerciais
b) Recuperação integral da Antiguidade
c) Legitimar sua posição na sociedade
d) Uma releitura de valores e modismos

 

4) Os artistas e intelectuais buscavam uma concepção de cultura diferente da medieval e que tinham suas raízes no mundo:
a) Colonialista
b) Greco-romano
c) Iluminista
d) Neoliberal

 

5) Durante o Renascimento surgem inúmeras inovações nas artes plásticas: a perspectiva, a representação dos objetos, o lidar com os conceitos de espaço e volume, o que permitiu:
a) Uma transformação de valores
b) A inversão dos valores clássicos
c) Delimitar o olhar do observador
d) Ampliar o espaço e trabalhar a profundidade

 

 

Por Camila Farias.

1 comentário

Ricardo Costa 23 de fevereiro - 17:06

Queria saber do texto que foi extrida essas perguntas

Responder

Deixe um Comentário