Atividade de história: Guerra do Paraguai – 7º ano

    Atividade de história, direcionada aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre a Guerra do Paraguai.

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

Guerra do Paraguai

1) Após a Guerra do Paraguai, uma forte instituição passa a influenciar a vida política no Brasil, trata-se do Exército. A participação deste importante segmento foi fundamental na derrocada do Império e na implantação da República. Toda esta movimentação pode ser sentida no que se convencionou chamar de questão militar. Com relação à participação ideológica do Exército no fim do Império, assinale a alternativa correta.
a) Apesar da forte participação dos negros durante a guerra do Paraguai, nenhum setor do exército defendeu, em momento algum, o abolicionismo.
b) A única defesa da política imperial, nas fileiras do exército, era feita pelo professor de matemática da escola militar; Benjamin Constant.
c) As instituições monárquicas adaptaram-se rapidamente à nova realidade e permitiram a participação dos militares na política, com exceção dos soldados, o que levou a fortes movimentos nesta categoria.
d) O ideário positivista divulgado na escola militar, era contrário à escravidão e à monarquia e defendia a separação entre igreja e estado, bem como o casamento civil, o federalismo e a implantação da República.
e) Ao assinar um manifesto em defesa do exército, escrito por Rui Barbosa, o Marechal Deodoro da Fonseca selou sua participação no movimento republicano e abandonou a política, não tendo mais nenhuma influência na derrocada do Império.

 

2) Assinale a alternativa incorreta sobre os conflitos ocorridos na América durante o século XX.
a) Vencedor de uma sangrenta guerra ainda no século XIX, o Paraguai alcançou a categoria de grande potência Americana.
b) A Argentina enfrentou um conflito sangrento contra a Inglaterra na década de 1980.
c) O Chile teve um presidente deposto, embora eleito democraticamente, na década de 1970.
d) Cuba realizou uma revolução no final da década de 1950.
e) O México enfrentou uma Revolução iniciada ainda em 1910.

3) “A Guerra chegara ao fim. As cidades, as vilas, as aldeias estavam despovoadas. Sobrevivera um quarto da população – cerca de duzentas mil pessoas – noventa por cento do sexo feminino. Dos vinte mil homens ainda com vida, setenta e cinco por cento eram velhos acima de sessenta anos ou garotos menores de dez anos. Os próprios aliados ficaram abismados com a enormidade da catástrofe, a maior jamais sucedida num país americano.

(Manlio Cancogn e Ivan Boris)

O texto refere-se ao conflito externo em que se envolveu o Império Brasileiro, conhecido como a Guerra:
a) da Cisplatina
b) do Chaco
c) de Canudos
d) do Paraguai
e) dos Farrapos

 

4) Considere as afirmações sobre o acordo firmado entre países da América do Sul, na segunda metade do século XIX.
– Repartir entre Brasil e Argentina uma grande extensão do território em litígio.
– Não negociar qualquer trégua, conjunta ou em separado, até a deposição de Solano Lopes.
O conflito na qual prevaleceu o acordo mencionado pode ser identificado em
a) Argentina versus Brasil, Paraguai e Chile.
b) Argentina e Chile versus Brasil e Uruguai.
c) Paraguai e Uruguai versus Argentina e Brasil.
d) Brasil, Uruguai e Argentina versus Paraguai.
e) Brasil e Uruguai versus Paraguai e Argentina

 

5) Pode-se afirmar corretamente que a Guerra do Paraguai representou para o Brasil
a) a afirmação do exército brasileiro como um personagem importante junto à sociedade brasileira.
b) a concretização da emancipação política dos escravos nascidos no Brasil.
c) o incentivo à adoção de um regime republicano constitucional no País.
d) a solução de uma profunda crise financeira pela qual passava o Brasil.

 

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
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