Atividade de história, direcionada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o governo de Fernando Henrique Cardoso.
Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de história em:
- Word: Atividade de história: Governo Fernando Henrique Cardoso – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de história: Governo Fernando Henrique Cardoso – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de história: Governo Fernando Henrique Cardoso – 8º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2 – Página 3
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Governo Fernando Henrique Cardoso
1) Se nos treze anos anteriores ao Plano Real estávamos acostumados a ter superávits ou vender mais do que comprar no exterior, a partir de 1995 a situação se inverteu. Como uma gangorra, as importações que estavam embaixo passaram para cima, superando com folga as exportações. A explicação para o fenômeno descrito é a seguinte.
a) A estatização da economia instituída no governo militar começava a dar frutos.
b) A adoção da âncora cambial valorizou a moeda brasileira em relação ao dólar.
c) Durante treze anos o turismo para o exterior havia sido suspenso por lei federal.
d) Os preços de todos os produtos e serviços haviam sido congelados nos treze anos anteriores a 1995.
e) A guerra fiscal entre os estados para atrair as fábricas beneficiou as multinacionais em prejuízo das indústrias nacionais.
2) O presidente Fernando Henrique Cardoso tem, por diversas vezes, vinculado a atual política de estabilização e o crescimento futuro do país à necessidade de se promover o desmonte da chamada “Era Vargas”. Das propostas abaixo indique aquela que EXPRESSA a disposição do governo Fernando Henrique Cardoso de romper com o legado da Era Vargas:
a) Ampliação de formas de contratação que reduzam as obrigações trabalhistas do empregador e o fim da estabilidade para os servidores públicos;
b) Aumento das tarifas de importação para os artigos que têm produção nacional, visando incentivar o desenvolvimento da indústria brasileiras
c) Aumento dos investimentos estatais na área de previdência social, para pôr fim aos planos de previdência privada;
d) Acentuação da presença do Estado em ramos industriais considerados estratégicos, como a exploração de petróleo, e a siderurgia;
e) Aumento do controle do Ministério do Trabalho sobre os sindicatos, de modo a torná-los uma importante base de sustentação do governo.
3) O Presidente Fernando Henrique Cardoso vem colocando em prática uma política de juros altos e de privatização das empresas estatais, que retira o Estado de setores, antes considerados estratégicos, para a soberania nacional. As privatizações atingem setores importantes como: Energia, Siderurgia, Comunicações, etc. Esta política é conhecida como:
a) Intervencionista
b) Militarista
c) Neoliberal
d) Nacionalista
e) Iluminista
4) O impedimento do presidente Fernando Collor ocorreu em função do desrespeito à Constituição, quanto ao aspecto:
a) Violação das garantias dos direitos sociais e individuais dos cidadãos brasileiros.
b) Improbidade administrativa, configurada como negligência com a coisa pública.
c) Corrupção e formação de quadrilha no âmbito da administração pública federal.
d) Perda vertiginosa do apoio da opinião pública, caracterizando a ingovernabilidade.
e) Crime de responsabilidade por desvio de verbas públicas da saúde e da previdência social.
5) Os institutos de estatísticas econômicas indicaram uma baixa inflação no ano de 1996. Com relação a este fato, é correto afirmar:
a) A inflação caiu, mas a política de juros altos e a concorrência internacional têm provocado crise na agricultura e na pequena e média indústria nacional.
b) O governo controlou a inflação, mas o desemprego aumentou, provocando o aparecimento de organizações populares, como o MST (Movimento dos Sem Terra).
c) A queda da inflação, além de provocar a falência de muitos bancos, reduziu as taxas de juros, facilitando a expansão do setor ruralista.
d) O ano de 1996 foi marcado por um grande crescimento econômico e forte queda do desemprego, pois, com a queda da inflação e a paridade do real com o dólar, o Brasil exportou mais e o número de vagas para o trabalho aumentou.
e) O governo brasileiro, após a crise do México e da Argentina, alterou o rumo da política econômica, fortalecendo a intervenção estatal na economia e renunciando às privatizações e à quebra dos monopólios estatais.
Por Camila Farias.