Atividade de história: Golpe Civil Militar de 1964 – 8º ano

    Atividade de história, direcionada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o Golpe Civil-Militar de 1964.

    Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de história em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

Golpe Civil-Militar de 1964

1) Sobre o golpe militar de 1964 e a instalação do Estado autoritário, apresentam-se as seguintes proposições:
I. O Plano Trienal, elaborado pelo economista Celso Furtado, foi um dos principais motivos para o golpe, pois regulamentava preços (e isso desagradava empresários), restringia salários (o que irritava trabalhadores) e ainda previa a realização das chamadas Reformas de Base.
II. Mesmo com toda a repressão desencadeada e a adoção da tortura como uma política explícita de combate aos inimigos do regime, os militares nunca conseguiram fechar o Congresso Nacional devido à interferência dos grupos políticos dos vários Estados da Federação.
III. A principal preocupação dos militares era reprimir os inimigos do regime, isso é tanto verdade que não houve uma atenção especial para a economia. A dupla de ministros Roberto Campos e Otávio Bulhões cuidava apenas de questões administrativas que os militares consideravam sem importância.
IV. A Constituição de 1967, apesar de ter sido feita sob os auspícios dos militares, limitava o Poder Executivo e dava mais autonomia aos Estados, já que o principal interesse dos militares nacionalistas era fortalecer os princípios do Pacto Federalista.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as sentenças II e IV estão corretas.
b) Apenas as sentenças I e II estão corretas.
c) Apenas a sentença I está correta.
d) Apenas as sentenças III e IV estão corretas
e) Todas as sentenças estão incorretas.

 

2) O golpe militar, que derrubou o presidente João Goulart, foi motivado pelos(as)
a) Compromissos do Presidente João Goulart com a União Soviética, levando-o a reprimir práticas religiosas no Brasil, principalmente a dos protestantes, que tinham apoio dos EUA.
b) Propostas democráticas de seu governo, permitindo uma maior liberdade aos movimentos sociais para reivindicar a Reforma Agrária, o que desagradou os políticos conservadores e os setores militares.
c) Envolvimentos do Presidente nos casos de corrupção, levando o Movimento Estudantil a realizar mobilizações em favor de seu “impeachment”, como a passeata dos “cem mil” em São Paulo.
d) Acordos de Jango com a UDN, gerando grandes insatisfações entre os socialistas liderados por Ademar de Barros e os setores mais conservadores das forças armadas, que articularam o golpe.
e) Mobilizações sociais favoráveis às Reformas de Base, tendo o apoio de Magalhães Pinto, em Minas, e Carlos Lacerda, na Guanabara, que ofereceram resistência às tropas de Mourão Filho.

 

3) A respeito do regime político implantado pelo golpe de 1964, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
( ) O governo de João Goulart estava em uma difícil situação política, acusado de promover a subversão consequentemente, a elevação da inflação e a redução do crescimento da economia.
( ) O golpe militar rompeu com o regime democrático e teve como seu primeiro presidente (1964-1967) o ex-chefe do Estado Maior do Exército, o general Humberto Castelo Branco.
( ) Apesar de criticados pelos políticos de oposição, os governos militares mantiveram em pleno funcionamento todas as instituições democráticas e nunca ficou provado qualquer ato de tortura nas dependências dos órgãos estatais de controle da ordem política.
( ) O regime militar, instituído pelo golpe de 1964, caracterizou-se por um perfil neoliberal com um amplo programa de privatização das empresas de telecomunicação, geração de eletricidade e fornecimento de água.
( ) Como medida política prática, o regime militar editou o Ato Institucional número 1, autorizando a cassação de mandatos e a suspensão de eleições direta para a Presidência da República

 

4) É conhecida a tese segundo a qual o regime militar instaurado no Brasil a partir de abril de 1964 teve seu início adiado por dez anos em virtude do suicídio do presidente Getúlio Vargas, em agosto de 1954. Nesse decênio, de sobrevida da democracia populista, o país
a) Amargou um descontrole inflacionário, que derrubou como nunca o poder de compra dos assalariados.
b) Conheceu um de seus momentos culturais mais altos e criativos, como no campo da música.
c) Sofreu uma permanente instabilidade política, marcada pelo revezamento de civis e militares no poder.
d) Recebeu um grande afluxo de imigrantes externos, provenientes, sobretudo, do cone sul, por razões políticas.
e) Passou de uma economia agrário-exportadora e industrial para uma economia agrário-exportadora e de serviços.

5) O Comício da Central do Brasil, inflação, insubordinações militares, o medo do comunismo foram fatores que levaram à/ao:
a) Revolução de 1930.
b) Deposição de Getúlio Vargas.
c) Golpe militar de 1964.
d) Redemocratização pós-1945.

 

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: