Atividade de história, direcionada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre a economia na Primeira República.
Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de história em:
- Word: Atividade de história: Economia na Primeira República – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de história: Economia na Primeira República – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de história: Economia na Primeira República – 8º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2 – Página 3
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Economia na Primeira República
1) O Convênio de Taubaté, de 1906, consolidou, com a garantia do governo, a política econômica agrícola da primeira República. O governo deveria comprar a safra agrícola não exportada e estocar. Tal acordo firmou a política de valorização do seguinte
produto:
a) erva-mate
b) borracha
c) algodão
d) cacau
e) café
2) Inicialmente centrada na exportação de produtos primários, a economia brasileira no século XX conheceu profunda diversificação. Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Na República Velha, as políticas de valorização do café representaram intervenções do Estado para manutenção do preço do produto, quando este se encontrava em queda no mercado internacional.
b) O processo de industrialização, inaugurado com a crise de 1929, disseminou-se pelo país, levando à constituição de padrões de renda e riqueza homogêneos em todo o território brasileiro.
c) A partir dos anos 50 intensifica-se a presença do capital estrangeiro na estrutura industrial brasileira, notadamente na produção de bens de consumo duráveis.
d) Os anos 90 assistem à crescente abertura da economia brasileira para as importações, o que tem acarretado dificuldades para diversos ramos industriais pouco competitivos.
3) Com relação à industrialização brasileira ocorrida durante a República Velha (1889–1930), assinale a alternativa INCORRETA:
a) Concentrou-se inicialmente nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
b) Utilizava predominantemente o trabalho de escravos.
c) Foi financiada parcialmente com os lucros do café, o que explica sua localização inicial.
d) Foi favorecida pela existência de um mercado consumidor que se concentrava nas cidades.
e) Ganhou grande impulso durante a 1ª Guerra Mundial ao participar do processo de substituição de importações
4) A substituição da monocultura da borracha deu-se, principalmente, a partir de 1912, ante a “queda” da produção gomífera amazônica no mercado internacional, e foi marcada pela:
a) Introdução de práticas alternativas de exploração madeireira com sustentabilidade.
b) Introdução da agropecuária e da produção de soja na região da Amazônia Sul-Ocidental.
c) Produção de bolsas, peças ornamentais, colares, castanha cristalizada, artefatos com produtos da floresta.
d) Produção de borracha, alternada com o plantio de subsistência, caça, pesca e a coleta/extração de castanha, açaí, copaíba e outros.
e) Produção de feijão, arroz, milho, soja e fabricação de móveis utilizando-se de tecnologias regionais e do manejo madeireiro.
5) Na esfera econômica, o governo de Campos Sales encaminhou as conversações que resultaram no Funding Loan que foi:
a) uma aliança entre São Paulo e Minas, com o objetivo de garantir aos estados a supremacia política nacional.
b) uma política de valorização do café, com a finalidade de reduzir a concorrência externa no mercado brasileiro.
c) um acordo do governo brasileiro com os credores externos, visando a um reescalonamento da dívida do país.
d) um convênio que garantia a compra da produção de café que excedesse a demanda, pelo governo federal.
e) um acordo que provocou uma especulação desenfreada no país, decorrente da grande emissão de moedas.
Por Camila Farias.