Atividade de história e geografia, indicada aos alunos do quinto ano e sexto ano do ensino fundamental, com questões sobre Acessibilidade urbana.
Você pode fazer o download destas questões de história em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade com respostas.
Baixe este exercício de história e geografia em:
- Word: Atividade de história e geografia: Acessibilidade urbana – 5º ano e 6º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de história e geografia: Acessibilidade urbana – 5º ano e 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de história e geografia: Acessibilidade urbana – 5º ano e 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Acessibilidade urbana
Lei Brasileira de Inclusão – Lei nº 13.146/2015 Para assegurar dignidade e inclusão a cerca de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Brasileira de Inclusão), em vigor desde 2016, garante uma série de direitos relacionados à acessibilidade, educação e saúde, além de estabelecer punições para atitudes discriminatórias. |
Questões
1) Coloque V para verdadeiro e F para falso.
a) (__) É permitida a cobrança de valores adicionais, em matriculas e mensalidades, de instituições de ensino privadas, a pessoa com algum tipo de deficiência.
b) (__) Quem impedir ou dificultar o ingresso da pessoa com deficiência em planos privados de saúde está sujeito à pena de dois a cinco anos de detenção, além de multa.
c) (__) As pessoas com alguma deficiência podem participar ativamente da vida política, social, econômica e cultural do país.
d) (__) O Brasil é um país que não criou leis para assegurar direitos a pessoas com algum tipo de deficiência.
2) Marque um X nas questões corretas.
a) (__) O espaço escolar é um ótimo exemplo de mudança de atitude em relação às pessoas com deficiência.
b) (__) As empresas brasileiras são proibidas de contratar pessoas com algum tipo de deficiência.
c) (__) Pessoas com deficiência devem ficar isoladas em casa.
d) (__) Foi criado o Programa Escolar Acessível, em 2011,para promover a adequação dos prédios e a oferta de transporte acessível as pessoas com algum tipo de deficiência.
e) (__) Disponibilizar material didático e recursos de tecnologia, e ofertar educação bilíngue em língua portuguesa e Língua de Sinais Brasileira( Libras)nas escolas públicas do país.
3) Na sua escola tem banheiro adequado para pessoas com deficiência? Se sim, descreva-o.
R:
4) Você já viu e/ou pegou em um livro escrito em braile?
R:
5) Próximo da sua escola tem semáforo sonoro? Você sabe por que ele evite som alto?
R:
6) Pesquise se nas proximidades da sua casa tem acessibilidade para pessoas com deficiência.
R:
7) Entreviste uma pessoa que trabalha e pergunte se no seu local de trabalho, trabalham tem pessoas com deficiência trabalhando e se o local de trabalho tem adequações para atendê-las:
R:
Por Perpétua Borges
Pedagoga
1 comentário
Perfeitooooooo