Início Série7º ano Atividade de história: Abolicionismo – 7º ano

Atividade de história: Abolicionismo – 7º ano

por Equipe acessaber

    Atividade de história, direcionada aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o abolicionismo.

    Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de história em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

Abolicionismo

1) Com relação a extinção do tráfico de escravos para o Brasil em 1850, é correto afirmar que:
a) Os navios negreiros eram atacados por piratas ingleses e sua carga vendida por um baixo preço, inviabilizando o comércio de escravos.
b) O movimento abolicionista brasileiro conseguiu a aprovação do “Bill Aberdeen”, lei que suprimia o tráfico negreiro.
c) Os escravos não eram mais necessários à economia brasileira, que neste momento dependia dos colonos imigrantes.
d) A pressão inglesa, através de sua Marinha de Guerra, contribuiu para a efetiva aplicação da Lei “Eusébio de Queiróz”.

 

2) Do século XVI ao século XIX, o escravo é a mão-de-obra mais importante no Brasil, dominando as atividades produtivas tanto na cidade quanto no campo.
Sobre a utilização do trabalho escravo no Brasil, marque a alternativa ERRADA:
a) A opção pelo trabalho escravo africano, na maior parte do território brasileiro, explica-se, dentre outros, pela insuficiência crescente da disponibilidade de escravos indígenas, tendo em vista a catástrofe demográfica que dizimou quase totalmente esta população no decorrer do século XVI;
b) As fugas e a formação de quilombos foram as principais formas de resistência dos negros ao processo de escravização, fazendo parte das relações entre senhores e escravos desde o início do século XVI;
c) No final do século XVIII e início do XIX, tendo em vista a expansão das ideias liberais, a escravidão negra deixou de ser vista como algo natural;
d) As pressões inglesas, no decorrer do século XIX, para que o Brasil extinguisse o tráfico africano de escravos, podem ser explicadas pelo fato de o açúcar produzido nas colônias inglesas das Antilhas ter seu preço elevado em virtude do fim do tráfico,
decretado pela Inglaterra no início daquele século;
e) O processo abolicionista, que atingiu seu auge na década de 80 do século passado, contou apenas com a participação dos setores médios urbanos, excluindo totalmente a ação direta de escravos.

 

3) Assinale a alternativa que corresponde à interpretação mais aceita atualmente para a substituição do escravo indígena pelo africano:
a) O escravo africano alcançava preço quatro vezes maior que o indígena no mercado colonial, constituindo-se uma maior vantagem para o produtor colonial.
b) O tráfico negreiro assegurava altos rendimentos, favorecendo a acumulação primitiva de capital pela metrópole.
c) A Igreja posicionou-se contrária ao regime de escravidão dos indígenas, por defender seu aldeamento em missões, cuja organização teocrático-coletivista lhe dava mais poder.
d) Forte resistência tribal indígena à escravidão, de um lado, e, do outro, imediata adaptação dos africanos ao trabalho compulsório nesse regime.
e) O índio era indolente para o trabalho agrícola, ao contrário do africano, já adaptado a esse tipo de trabalho, em regime de escravidão.

 

4) o Segundo Reinado, retrata fases diferentes, mudanças e permanências, entre as quais pode-se citar:
I. A implantação do Parlamentarismo, com base no modelo britânico modificado e o poder político nas mãos dos grandes proprietários de terras e escravos, sobretudo dos cafeicultores.
II. A acentuação da dependência econômica à Inglaterra, a crise dos produtos agrícolas tradicionais, a ascensão do café, um relativo crescimento das atividades industriais e a transição do trabalho escravo para o trabalho assalariado e
de parceria.
III. A eficácia das leis abolicionistas que promovem ex escravos em homens livres, a transformação dos senhores de engenho do Nordeste em principal grupo dominante e a redução da classe média urbana.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a proposição I está correta.
b) Apenas as proposições I e II estão corretas.
c) Apenas a proposição II está correta.
d) Apenas as proposições I e III estão corretas.
e) Todas as proposições estão corretas.

 

5) A história da escravidão no Brasil é marcada por forte resistência a este tipo de condição social, política, econômica e ideológica, imposta pela classe dominante.
Os negros buscaram diversas formas de resistência. Dentre elas destaca-se a fuga e tentativa de criar em algumas localidades, afastadas e de difícil acesso, as mesmas condições em que viviam na África. Estes locais eram conhecidos como:
a) Aldeamentos
b) Quilombos
c) Bandeiras
d) Taperas
e) Pelourinhos

 

 

Por Camila Farias.

Deixe um Comentário