Atividade de história, direcionada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre a Revolução Puritana.
Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de história em:
- Word: Atividade de história: A Revolução Puritana – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de história: A Revolução Puritana – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de história: A Revolução Puritana – 9º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A Revolução Puritana
“[…] Antes éramos governados por um rei, lordes e comuns, agora o somos por um general, uma corte marcial e a Câmara dos Comuns; e peço que me digais onde está a diferença! […]”
Panfleto Leveller. In: HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
Questões
1) Devido a quais circunstâncias a Inglaterra mergulhou em um período de guerra civil entre 1642 e 1649?
R.
2) O exército de Carlos I tinha o controle do noroeste do reino, enquanto o Parlamento dominava o sudeste. Frente a isso, qual ação tomada por Cromwell?
R.
3) A guerra teve sua primeira etapa encerrada com a rendição de Carlos I, em maio de 1646, resultando na sua prisão. Com isso, Oliver Cromwell passou a ter o pleno controle do Parlamento. No entanto, o que favoreceu um clima de insatisfação entre a tropa vencedora?
R.
4) A vitória de Cromwell na segunda etapa da guerra implicou no julgamento do rei pelo Parlamento sob acusação de traição. Carlos I foi então condenado e executado pelos puritanos, o que levou à implantação de um novo regime republicano. A partir de 1653, no que se transformou o governo?
R.
5) Após sua vitória, uma revolta católica defendendo o Absolutismo eclodiu na Irlanda, obrigando Cromwell a esmagá-la com um grande massacre. Por que podemos dizer que essa guerra foi responsável pela origem do conflito na Irlanda do Norte?
R.
6) Qual foi a medida mais importante de Cromwell?
R.
Por Camila Farias.