Início Série4º ano Atividade de história: A cana-de-açúcar – 4º ano

Atividade de história: A cana-de-açúcar – 4º ano

por Equipe acessaber

    Atividade de história, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre a cana-de-açúcar.

    Você pode baixar esta atividade de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de história em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

 

A cana-de-açúcar

Leia o texto:

    O rei de Portugal achava que a terra era dele.
    Ele nem reconhecia que essa terra tinha dono.
    Ele nem reconhecia que essa terra era dos povos indígenas.
    Foi logo repartindo a nossa terra.
    ELE NEM RESPEITOU NOSSO DIREITO!
    Dividiu a terra em 15 pedaços.
    Deu cada pedaço para um homem rico de Portugal.
    Cada um desses pedaços ficou chamado de capitania.
    Cada dono de capitania era como um governador.
    Ele tinha que mandar fazer derrubada.
    Tinha que mandar fazer plantação.
    Tinha que cuidar da terra para outros governos não tomares de Portugal […]
    OS PORTUGUESES VINHAM PARA O BRASIL PENSANDO ENRIQUECER.
    Os portugueses só pensavam num jeito de ficar mais ricos!
    A terra da Europa não dá cana.
    A nossa terra era boa para plantar cana.
   Então, os donos das capitanias ocuparam as terras dos índios, expulsaram os índios de suas terras e começaram a derrubar todas as matas dos índios…
    OS DONOS DAS CAPITANIAS PLANTARAM CANA.
    MUITA CANA NA TERRA DOS ÍNDIOS.

História dos povos indígenas: 500 anos de luta no Brasil, de Eunice Dias de Paula e outros. 7. Ed. Petrópolis: Vozes, 2001. P 108 e 114.

 

Questões

1) A quem pertenciam, por direito, as terras? Você concorda com isso?
R.

2) Quem executou a ação de dividir a terra? Em quantos pedaços ela foi dividida?
R.

3) “Os portugueses vinham para o Brasil pensando enriquecer”. O que você pensa sobre isso?
R.

4) Por que o rei de Portugal mandou plantar cana-de-açúcar nas terras descobertas? Releia o texto e explique com suas palavras.
R.

5) Onde a cana-de-açúcar se desenvolveu melhor?
R.

 

 

Por Camila Farias.

1 comentário

Idália de Souza Alves 8 de junho - 23:39

plano de aula de artes

Responder

Deixe um Comentário