Atividade de Geografia: Revolução Industrial – 3º ano do ensino médio

 

    Atividade de Geografia,  proposta a alunos do terceiro ano do ensino médio, sobre a Revolução Industrial.

    Esta atividade de geografia está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Atividade avaliativa de Geografia- Revolução Industrial

  1. A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças que ocorreram na _____________nos séculos XVIII e XIX. Sua principal particularidade foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado com o uso de máquinas. Após a leitura do texto assinale a alternativa correta:

    (a). Europa.

    (b). Egito.

    (c). New York.

    (d).Canadá

 

  1. A ida de trabalhadores das pequenas aldeias e das áreas agrícolas para as cidades acarretou um vertiginoso crescimento da população urbana dos países em processo de industrialização: em poucas décadas o número de habitantes das cidades era maior que o do meio rural. Na Inglaterra, por exemplo, considerada o berço da Revolução Industrial, a maioria dos habitantes vivia nas cidades já no início do século XIX. Nas décadas seguintes esse processo de___________ iria ocorrer em outros países nos quais a atividade fabril se desenvolvia. Após a leitura do texto assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

    (a).  Revolução Industrial

    (b).  Urbanização

    (c). Metrópoles.

    (d).N.D. A

 

  1. O fenômeno de _______________ – denominação dada por especialistas ao processo de concentração populacional e de poder econômico e administrativo nas metrópoles. Após a leitura do texto assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

    (a). Urbanização

    (b).  Êxodo rural

    (c). Metropolização

    (d). N.D. A

 

  1. Recentemente, um expressivo processo de urbanização, alimentado pelo êxodo rural, tem ocorrido em países subdesenvolvidos com baixo nível de industrialização, como Laos e Camboja, na Ásia, Equador e Bolívia, na América do Sul, e vários países da África. Entre as causas do intenso fluxo migratório campo-cidade nesses países, destaca-se: Após a leitura do texto assinale a alternativa correta.

    (a).  A miséria em que vivem os trabalhadores camponeses.

    (b).  Incentivos governamentais.

    (c). Altas taxas de natalidade.

    (d). N.D. A

 

  1. Essa migração campo-cidade chamada de ___________ pelos especialistas, contribuiu significativamente com o processo de urbanização brasileiro Após a leitura do texto assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

    (a). Revolução agrícola.

    (b). Segregação espacial.

    (c). Êxodo rural.

    (d). N.D. A

 

  1. Em razão do grande afluxo de migrantes houve um processo de crescimento exacerbado e desordenado das áreas urbanas das metrópoles brasileiras, que em muitos casos, se uniram às áreas urbanas de cidades próximas. O chamado processo de: Após a leitura do texto assinale a alternativa correta;

    (a).  Segregação espacial.

    (b). Êxodo rural.

    (c) Conurbação urbana

    (d). N.D. A

 

  1. A partir da década de 1970, essas aglomerações urbanas formadas em torno da principais metrópoles do país foram denominadas _______________.O IBGE reconhece oficialmente a existência de 36 _______________ no Brasil: Após a leitura do texto assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas;

    (a).  Macrocefalias

    (b). Regiões metropolitanas

    (c). Cidades globais

    (d). N.D. A.

 

  1. É o encontro da conurbação de várias metrópoles ou de varias regiões metropolitanas, formando uma extensa e gigantesca área de urbanização: Após a leitura do texto assinale a alternativa correta:

    (a).  Cidades Globais

    (b). Metrópole

    (c). Megalópole.

    (d). N.D. A.

 

Por Rosiane Fernandes Silva

Rosiane Fernandes:
Veja também: