Atividade de Geografia, proposta a alunos do terceiro ano do ensino médio, sobre a Revolução Industrial.
Esta atividade de geografia está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Atividade de Geografia: Revolução Industrial – 3º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de Geografia: Revolução Industrial – 3º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de Geografia: Revolução Industrial – 3º ano do ensino médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Atividade avaliativa de Geografia- Revolução Industrial
- A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças que ocorreram na _____________nos séculos XVIII e XIX. Sua principal particularidade foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado com o uso de máquinas. Após a leitura do texto assinale a alternativa correta:
(a). Europa.
(b). Egito.
(c). New York.
(d).Canadá
- A ida de trabalhadores das pequenas aldeias e das áreas agrícolas para as cidades acarretou um vertiginoso crescimento da população urbana dos países em processo de industrialização: em poucas décadas o número de habitantes das cidades era maior que o do meio rural. Na Inglaterra, por exemplo, considerada o berço da Revolução Industrial, a maioria dos habitantes vivia nas cidades já no início do século XIX. Nas décadas seguintes esse processo de___________ iria ocorrer em outros países nos quais a atividade fabril se desenvolvia. Após a leitura do texto assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
(a). Revolução Industrial
(b). Urbanização
(c). Metrópoles.
(d).N.D. A
- O fenômeno de _______________ – denominação dada por especialistas ao processo de concentração populacional e de poder econômico e administrativo nas metrópoles. Após a leitura do texto assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
(a). Urbanização
(b). Êxodo rural
(c). Metropolização
(d). N.D. A
- Recentemente, um expressivo processo de urbanização, alimentado pelo êxodo rural, tem ocorrido em países subdesenvolvidos com baixo nível de industrialização, como Laos e Camboja, na Ásia, Equador e Bolívia, na América do Sul, e vários países da África. Entre as causas do intenso fluxo migratório campo-cidade nesses países, destaca-se: Após a leitura do texto assinale a alternativa correta.
(a). A miséria em que vivem os trabalhadores camponeses.
(b). Incentivos governamentais.
(c). Altas taxas de natalidade.
(d). N.D. A
- Essa migração campo-cidade chamada de ___________ pelos especialistas, contribuiu significativamente com o processo de urbanização brasileiro Após a leitura do texto assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
(a). Revolução agrícola.
(b). Segregação espacial.
(c). Êxodo rural.
(d). N.D. A
- Em razão do grande afluxo de migrantes houve um processo de crescimento exacerbado e desordenado das áreas urbanas das metrópoles brasileiras, que em muitos casos, se uniram às áreas urbanas de cidades próximas. O chamado processo de: Após a leitura do texto assinale a alternativa correta;
(a). Segregação espacial.
(b). Êxodo rural.
(c) Conurbação urbana
(d). N.D. A
- A partir da década de 1970, essas aglomerações urbanas formadas em torno da principais metrópoles do país foram denominadas _______________.O IBGE reconhece oficialmente a existência de 36 _______________ no Brasil: Após a leitura do texto assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas;
(a). Macrocefalias
(b). Regiões metropolitanas
(c). Cidades globais
(d). N.D. A.
- É o encontro da conurbação de várias metrópoles ou de varias regiões metropolitanas, formando uma extensa e gigantesca área de urbanização: Após a leitura do texto assinale a alternativa correta:
(a). Cidades Globais
(b). Metrópole
(c). Megalópole.
(d). N.D. A.
Por Rosiane Fernandes Silva