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Atividade de geografia: O espaço e suas representações – Ensino Médio

por Rosiane Fernandes

    Atividade de Geografia, voltada para estudantes do Ensino Médio, com questões sobre “O espaço e suas representações”.

    Esta atividade de geografia está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

O espaço e suas representações

1) Analise as afirmações abaixo:

I.As coordenadas geográficas são um conjunto de linhas imaginárias (paralelos e meridianos) que servem para localizar um ponto ou uma acidente geográfico na superfície terrestre.

II.A latitude é a distância em graus de um lugar até o Equador.

III.A longitude é a distância em graus de um ponto até a superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich.

IV.Os paralelos são linhas imaginárias traçadas paralelamente ao Meridiano de Greenwich.

Assinale na alternativa que apresenta uma afirmação incorreta:

A) I

B) II

C) III

D) IV

 

2) Analise os expostos e complete as lacunas com as palavras abaixo:

mapas, meridianos, globo terrestre, escala numérica

a) Os __________ são semicírculos imaginários traçados sobre a Terra de polo a polo e compostos por pontos de mesma longitude.

b) Os ______representam um dos principais instrumentos não só para analisar e interpretar a realidade espacial, mas também para interferir nela, planejando ações e propondo mudanças.

c) O_________ é a representação da Terra que mais se aproxima da realidade, pois apesar de ser uma representação reduzida e simplificada apresenta vantagens : sua forma é semelhante à da Terra e nele se veem os continentes e oceanos em suas posições relativas reais.

d) _________________ trata-se de uma fração ou proporção que se estabelece a relação entre a distância gráfica , ou seja, a distância ou o comprimento no mapa, e a distância correspondente no terreno.

 

3) O impulso definitivo para o desenvolvimento da ________________ deu-se a partir de 1569, com a publicação do mapa-múndi do cartógrafo belga Mercátor (1512-1594), que criou a projeção cilíndrica.

Assinale na alternativa que preenche a lacuna acima:

a) (   ) Geografia

b) (   ) Cartografia

c) (   )Projeção de Mercátor

d) (   )A projeção cônica

 

4) Sobre a Projeção de Mercátor:

I.A projeção de Mercátor é cilíndrica e nela os paralelos e os meridianos são linhas retas que se cruzam, formando ângulos retos

.II.A projeção de Mercátor é redonda e nela os paralelos e os meridianos são linhas retas que se cruzam, formando ângulos retos.

III. A projeção de Mercátor é cilíndrica e nela os paralelos e os meridianos são linhas curvas que se cruzam, formando ângulos retos.

IV.A projeção de Mercátor é retangular e nela os paralelos e os meridianos são pontos retos que se cruzam, formando ângulos retos.

Está correta a alternativa:

a) I

b) II

c) III

d) IV

 

5) A figura 1 mostra uma projeção equivalente, ou seja, as áreas da Terra conservam o tamanho proporcionalmente correto, porém encontram-se esticadas, por meio de uma deformação dos ângulos das coordenadas. Essas características representam a projeção de:

a) Aitoff

b) Goode

c) Mercátor

d) Peters

 

Por Rosiane Fernandes Silva 
Graduada em Letras

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