Atividade de geografia, direcionada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre a geologia.
Você pode baixar esta tarefa de geografia em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de geografia em:
- Word: Atividade de geografia: Geologia – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de geografia: Geologia – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de geografia: Geologia – 9º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2 – Página 3
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Geologia
Leia o texto a seguir e responda às questões.
Mineral, rocha ou pedra?
Alguns geólogos (ou ainda serão muitos?) fazem cara feia quando alguém se refere a um mineral ou rocha como pedra. Aos seus ouvidos técnicos, pedra soa como uma demonstração de ignorância até compreensível, mas que nem por isso deixa de arranhar os tímpanos. Cada setor profissional tem seu linguajar específico e o correto emprego da terminologia especializada e importante, principalmente quando se trata das ciências ditas exatas. Mas, analisando de modo honesto e tolerante, essa aversão pela palavra pedra não procede.
É óbvio que todos os leigos – aqui entendidos como qualquer um que não seja geocientista – conhecem as palavras pedras, rochas e mineral. Mas é também óbvio que se todos têm clara noção do que é uma pedra, o mesmo não ocorre com um mineral e rocha. É preciso, pois, que os geocientistas sejam pacientes e compreensivos nesse aspecto. Por outro lado, convém lembrar que todos, inclusive os geólogos, usam normalmente a expressão “pedra preciosa”. E os geólogos que são também gemólogos (especialistas em gemas) ouvem e empregam com muita frequência “pedra” apenas, no significado restrito de pedra preciosa. “Que pedra é essa?” é a pergunta que eles ouvem e fazem habitual e naturalmente.
Mas não é só isso. As rochas monominerálicas (calcários, quartzitos, arenitos, turmalinitos, etc.) são formadas por um único mineral. Nesses casos, é forçoso convir, a distinção entre rocha e mineral já não é tão clara. E há mais: o lápis-lazúli, uma pedra preciosa bem conhecida, é rocha, não mineral, o mesmo acontecendo com a obsidiana.
Mas você que está lendo isso e não é geólogo pode muito bem querer saber como distinguir um mineral de uma rocha, já que são materiais diferentes. Se você perguntar a um geólogo quais são as características que tornam um diferente do outro, talvez ele fique um tanto surpreso, pois, embora saiba diferenciar rochas de minerais, é bem possível que nunca lhe tenham pedido que comparasse as características de ambos. Entretanto, pensando um pouco, ele lhe apontará algumas diferenças mais flagrantes.
Conceito
Mineral é um sólido natural, inorgânico, homogêneo, de composição química definida, com estrutura cristalina. Rocha é um agregado natural de minerais (geralmente dois ou mais), em proporções definidas e que ocorre em uma extensão considerável […]
BRANCO, Pércio de Moraes. Mineral, rocha ou pedra? Serviço Geológico do Brasil. Disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1047&rsid=129.
Questões
1) Para um leigo, é difícil fazer a distinção entre um mineral e uma rocha, entretanto há algumas diferenças entre eles. De acordo com o texto, quais são as características dos minerais e das rochas?
R.
2) O termo “pedra”, para geocientistas, é comumente aplicado apenas em que expressão? Cite exemplos.
R.
3) O que são rochas monominerálicas? Cite exemplos.
R.
Leia o trecho a seguir, sobre os solos da Amazônia e depois responda as questões.
“Como consequência do elevado grau de intemperismo e da pobreza do material de origem, esses solos são, em geral, muito ácidos, pobres em nutrientes disponíveis e apresentam elevado teor de alumínio […]. Como na maioria dos solos muito intemperizados, a matéria orgânica desempenha papel fundamental no processo de nutrição das plantas e de ciclagem de nutrientes.”
SILVA, Suzy Cristina Pedroza et al. Plano territorial de desenvolvimento rural sustentável: território Madeira-AM. P.9-10.
4) Defina intemperismo.
R.
5) Por que a matéria orgânica desempenha um papel fundamental na ação do intemperismo nos solos amazônicos?
R.
Por Camila Farias.