Atividade de ciências: Magnetismo – 5º ano

    Atividade de ciências, indicada aos alunos do quinto ano do ensino fundamental, com questões sobre Magnetismo.

    Você pode baixar este exercício de ciências em modedo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de ciências em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

MAGNETISMO

Ímãs

    O ímã é um objeto capaz de atrair alguns metais. Essa propriedade é chamada de magnetismo. O espaço ao redor do ímã é influenciado pelo magnetismo é o campo magnético. Quanto mais próximo o objeto de metal estiver do ímã, maior será o poder de atração do campo magnético. Por isso, geralmente, é preciso aproximar o ímã dos corpos metálicos para que ele os atraia.

Atração e repulsão entre ímãs

    Um ímã tem duas zonas opostas, polo norte e polo sul, nas quais a capacidade de atração é máxima.

    Se aproximarmos dois polos diferentes, os ímãs se atraem. Se aproximarmos dois polos iguais, os ímãs se repelem.

Os usos do magnetismo

    Os ímãs são usados em bússolas, jogos, enfeites de geladeira, entre outros. Televisão, computador, rádio e telefone celular são exemplos de aparelhos que têm algum tipo de ímã em seu interior.

A bússola e o magnetismo terrestre

    A bússola é uma das grandes invenções tecnológicas da humanidade. Ela permitiu determinar as direções. Isso favoreceu a exploração marítima e possibilitou uma grande revolução no comércio mundial.

    A bússola funciona porque o planeta Terra apresenta um campo magnético. A agulha da bússola fica suspensa e ser orienta pelo campo magnético da Terra, indicando a direção norte-sul.

Buriti mais ciências. Editora: Moderna

 

Questões

1)  O que é um ímã?

R:

 

2)  Como é chamada a propriedade de atrair materiais?

R:

 

3)  O que é campo magnético?

R:

 

4)  O que acontece quando aproximamos os polos deferentes de cada imã?

R:

 

5)  O que acontece quando aproximamos os polos iguais de cada imã?

R:

 

6)  Cite alguns exemplos dos usos dos ímãs:

R:

 

7)  O que a bússola possibilitou?

R:

 

8)  Para onde a bússola aponta?

R:

 

 

Por Acessaber

acessaber:
Veja também: