Atividade de ciências, direcionada aos alunos do sétimo e oitavo ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre A relação entre os seres vivos. BNCC 7º ano: EF07CI01. BNCC 8º ano: EF08CI09.
Você pode baixar esta atividade de ciências em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de ciências em:
- Word: Atividade de ciências: A relação entre os seres vivos – 7º ano e 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de ciências: A relação entre os seres vivos – 7º ano e 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de ciências: A relação entre os seres vivos – 7º ano e 8º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A relação entre seres vivos (simbiôntica, parasitária)
Os seres vivos se relacionam de diferentes formas na natureza. Algumas dessas relações são positivas, como o mutualismo, onde ambas as espécies se beneficiam. Um exemplo é a abelha, que se alimenta do néctar das flores e, ao mesmo tempo, ajuda na polinização.
Outras relações são negativas, como o parasitismo. Nesse caso, um organismo vive às custas de outro, causando prejuízo. Um exemplo é o piolho, que se alimenta do sangue dos seres humanos. Apesar de prejudiciais, essas relações também fazem parte do equilíbrio da natureza.
Existem ainda relações neutras, como o comensalismo, onde apenas um dos organismos se beneficia sem prejudicar o outro. Por exemplo, o peixe-piloto que se alimenta dos restos deixados por tubarões. Estudar essas relações nos ajuda a entender como os seres vivos dependem uns dos outros para sobreviver e como manter o equilíbrio dos ecossistemas.
Questões
1) Qual relação é benéfica para os dois seres vivos envolvidos?
A) ( ) Parasitismo
B) ( ) Mutualismo
C) ( ) Comensalismo
D) ( ) Competição
2) Complete: O __________ vive às custas do outro no parasitismo.
3) Dê um exemplo de relação mutualística na natureza.
R:
4) Explique a diferença entre parasitismo e comensalismo.
R:
5) Por que é importante estudar as relações entre seres vivos?
R:
Por Acessaber






