Atividade de biologia: Mecanismo de proteção, sustentação e movimentação – 2º ano ensino médio

    Atividade de biologia, direcionada aos alunos do segundo ano do ensino médio, com questões desenvolvidas sobre o mecanismo de proteção.

    Você pode baixar esta atividade de biologia em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de biologia em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

 

Mecanismos de proteção, sustentação e movimentação

1) Assinale a afirmação correta
a) As carapaças dos artrópodes têm somente função de suporte
b) A ausência de esqueleto facilita a movimentação
c) As placas calcárias dos equinodermos constituem um exoesqueleto
d) A quitina, que reveste os artrópodes, é impermeável à água
e) Os invertebrados aquáticos devem ter o epitélio de revestimento impermeável à água

2) Assinale a afirmação errada
a) O tecido muscular liso é de contração lenta e, em geral, involuntária
b) As proteínas contráteis das miofibrilas são a actina e a miosina
c) Durante a contração muscular, o complexo actomiosínico forma ATP
d) Nas fibras musculares, a fosfocreatina do fósforo para a regeneração do ATP
e) A contração muscular ocorre em conseqüência do encurtamento dos filamentos de actina e miosina

3) Sobre a contração das fibras musculares estriadas, é correto afirmar que:
a) Os filamentos de actina modificam seu comprimento, encurtando-se
b) Os filamentos de actina não modificam seu comprimento, mantendo tamanho uniforme
c) Os filamentos de miosina modificam seu comprimento, encurtando-se
d) Os filamentos de miosina não modificam seu comprimento, mantendo tamanho uniforme
e) Os filamentos de actina deslizam entre os de miosina

 

4) O que se entende por queratinização?
R.

 

5) Como os animais se movimentam?
R.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: