Interpretação de texto: A águia que almejava as estrelas – 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: A água que almejava as estrelas.

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

 

A águia que almejava as estrelas

    Quando Lívia rompeu a casca do ovo, levou um tremendo susto. Viu que estava num ninho, na pontinha do precipício. Ao ver sua mãe chegar com seu primeiro alimento, ficou aliviada, sua mãe era uma linda águia chamada Margarita.
    Lívia ficava fascinada ao ver os voos de sua mãe, indo ao encontro das alturas. Não tinha mais medo de ficar sozinha no ninho, pois começava a observar o céu, especialmente quando as estrelas surgiam no horizonte. Ficavam imaginando se sua mãe poderia voar até lá, nas estrelas.
    Perto dali, porém, havia outro ninho parecido com o de Lívia, onde outra mamãe águia criava seu filhote. Um dia, ele ficou, esperando pela mãe a noite inteira, e ela não apareceu para lhe trazer o alimento. Dava dó ouvir aqueles piados de fome por todo dia e a noite inteira.
    Lívia pediu à sua mãe que o adotasse. O filhote estava debilitado que pensou que Margarita era sua mãe verdadeira.
    Mesmo comendo tudo que lhe davam, suas forças demoraram a voltar. Deram para ele o nome de Trivio, pois tinham apenas três penas em seu corpo quando foi adotado.
    Quando Trivio já podia entender, Lívia começou a contar as coisas que interessavam a ela:
    – Olha lá. Esta vendo aquela estrela? É linda! Mas seu irmão não tinha o mesmo interesse que ela.
    Lívia perguntou para sua mãe se ela poderia voar até lá.
    – As estrelas ficam muito longe, não podemos chegar até lá querida. Os dias foram passando e Lívia estava pronta para voar. Sua mãe lhe deu o primeiro empurrão.
    – Fantástico! – gritou Lívia. O ar passava por suas asas e o jogava para cima. E Trivio não queria voar. Ele se achava muito fraco. Mais Lívia o ajudou até que ele conseguisse. Alguns dias mais tarde eles começaram a voar cada vez mais para o alto.     Tão alto, que precisavam fazer uma força tremenda para voar.
    – Estou muito cansado! Disse Trivio.
    – Mais um pouco… só mais um pouco – insistiu Lívia, pois ainda queria alcançar as estrelas.
    Trivio continuou até suas forças lhe faltarem por completo. Lívia olhou para trás e levou um susto ao ver que Trivio caia.  Ela voltou e o salvou da terrível queda entre as montanhas. Lívia decidiu ficar com ele e fazer algo que as águias faziam na época certa: seu próprio ninho.

(História adaptada do livro: A águia que almejava as estrelas – Um conto sobre o amor fraterno. Roberto Belli. Editora Todo livro)

Questões

 

1) Qual é o título do texto?
R.

 

2) Quando Lívia rompeu a casca do ovo, levou um tremendo susto. Por quê?
R.

 

3) Como Lívia se sentiu ao ver seu mãe?
R.

 

4) Por que Lívia não tinha mais medo de ficar sozinha no ninho?
R.

 

5) Perto dali, porém, havia outro ninho parecido com o de Lívia, onde outra mamãe águia criava seu filhote. O que aconteceu?
R.

 

6) O que a Lívia fez para ajudar o filhote abandonar?
R.

 

7) Que nome Lívia e sua mãe deram para o filhote e por quê?
R.

 

8) Os dias foram passando e Lívia estava pronta para voar, o que sua mãe fez?
R.

 

9) Por que Trivio não queria voar?
R.

 

10) Qual era o sonho de Lívia?
R.

 

Por Hélia Higa.

helia pereira:
Veja também: