Atividade de Português, indicada aos estudantes do 9º ano, propõe, entre outras questões, a observação do substantivo composto, presente no interessante texto A Matemática e as culturas indígenas.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Atividade de português: Substantivo composto – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Substantivo composto – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Substantivo composto – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A Matemática e as culturas indígenas
Hoje existem respeitosas intenções escritas na Constituição Brasileira de 1988, que reconhece para as culturas indígenas o direito de viver e lhes concede direito a territórios e à educação diferenciada.
De fato, as culturas indígenas em geral têm uma relação harmoniosa com a natureza e, desse convívio, esses povos enriquecem sua cultura e a tornam diferenciada. Dentre os muitos aspectos da cultura indígena, destacamos aqui algumas observações da percepção da Matemática na natureza.
Por exemplo, de simples observação de plantas, flores, frutas e sementes, esses povos são capazes de perceber desenhos geométricos.
Outros conceitos matemáticos, como a necessidade de obtenção de unidades de medidas, podem ser observados na execução de tarefas cotidianas como a construção de canoas e redes de pesca.
Alguns povos, como os Tuyuka, utilizam a largura de um dedo como unidade de medida de espessura de canoas e são capazes de discutir como avaliar a distância e a posição dos bancos numa canoa.
Observando os costumes dessa tribo, é possível notar que para a construção de redes de pesca, esse povo necessita de instrumentos para obtenção de medidas-padrão e utiliza-se de varetas-padrão que permitem manter constante o tamanho da malha de cada rede específica.
Com o desenvolvimento de um sistema de medida próprio, eles são capazes de “ordenar” os vários tipos de redes e também correlacioná-las com os tamanhos dos peixes que pretendem pegar.
BAZIN, Maurice. In: Cultura indígena.
Na fotografia, o índio ashaninka tecendo rede de pesca.
Disponível em: http://kino.photoshelter.com.
Questões
Questão 1 – O texto acima é de cunho:
a) jornalístico
b) didático
c) publicitário
d) acadêmico
Questão 2 – “[…] e a tornam diferenciada.”. O termo destacado substitui:
a) educação
b) relação
c) natureza
d) cultura
Questão 3 – “[…] podem ser observados na execução de tarefas cotidianas como a construção de canoas e redes de pesca.”. Nesse trecho, o conectivo “como” introduz:
a) uma comparação
b) uma enumeração
c) uma exemplificação
d) uma conclusão
Questão 4 – Observe:
vareta-padrão – varetas-padrão
Marque o substantivo composto cujo plural segue a regra acima:
a) cartão-postal
b) terça-feira
c) guarda-chuva
d) bomba-relógio
Questão 5 – Releia este trecho:
“De fato, as culturas indígenas em geral têm uma relação harmoniosa com a natureza […]”.
a) Identifique a que sujeito se refere o verbo acima grifado:
b) Justifique o acento circunflexo no referido verbo:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.