Início Série5º ano Interpretação de texto: Macaúba – 5º ano

Interpretação de texto: Macaúba – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a macaúba. Ela é uma palmeira que alcança até 25 metros de altura e possui espinhos longos e pontiagudos. Que tal conhecê-la melhor? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Macaúba

    A macaúba (nome científico Acrocomia aculeata) é uma palmeira que alcança até 25 metros de altura e possui espinhos longos e pontiagudos. Ela pode ser encontrada em quase todo o Brasil e por isso é também conhecida por outros nomes, como bocaiuva, macaíba, coco-baboso e coco-de-espinho. Os frutos são importantes para a fauna nativa, pois alimentam araras, cotias, capivaras, antas e emas.

    Com folhas de até 5 metros de comprimento, apresenta flores e frutos em cachos que podem chegar a 60 quilos. As flores atraem abelhas e os frutos, marrom-amarelados, produzem óleo. A macaúba dá frutos quando alcança entre três e cinco anos de idade.

    Seu aproveitamento vai do fruto até a madeira. A polpa e a farinha retirada de seus frutos são ricas em vitamina A e betacaroteno e podem ser usadas para fazer suco, sorvete, bolos, pães e doces. As folhas servem para a confecção de redes e linhas de pescaria. Já a madeira pode ser aproveitada para ser utilizada em casas e outras construções no campo.

    O óleo da amêndoa é usado na produção de sabão, sabonete, margarina e cosméticos. O Brasil desenvolve pesquisas com a macaúba com foco na produção de biodiesel, combustível feito a partir de óleos vegetais.

Cerratinga. Disponível em: <http://www.cerratinga.org.br/macauba/>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Ela pode ser encontrada em quase todo o Brasil […]”

 Nesse fragmento, o texto refere-se:

 

Questão 2 – De acordo com o texto, os frutos da palmeira macaúba “são importantes para a fauna nativa”. Por quê?

 

 

Questão 3 – Observe:

“Com folhas de até 5 metros de comprimento, apresenta flores e frutos em cachos que podem chegar a 60 quilos.”

 Esse trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Na passagem “[…] produzem óleo.”, o texto refere-se:

(     ) às flores da macaúba.

(     ) às folhas da macaúba.

   ) aos frutos da macaúba.

 

Questão 5 – Relacione a(s) parte(s) da macaúba ao seu aproveitamento, segundo o texto:

(  1 ) as folhas.

(  2 ) a madeira.

(  3 ) a polpa e a farinha retirada de seu fruto.

(     ) “servem para a confecção de redes e linhas de pescaria”.

(     ) “podem ser usadas para fazer suco, sorvete, bolos, pães e doces”.

(     ) “pode ser aproveitada para ser utilizada em casas e outras construções no campo”.

 

Questão 6 – No segmento “O óleo da amêndoa é usado na produção de sabão, sabonete, margarina e cosméticos.”, o termo grifado indica:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) conclusão.

 

Questão 7 – Em “O Brasil desenvolve pesquisas com a macaúba com foco na produção de biodiesel, combustível feito a partir de óleos vegetais.”, o trecho destacado tem o objetivo de:

(     ) explicar.

(     ) justificar.

(     ) exemplificar.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário