Início Série5º ano Interpretação de texto: Construtores vivendo na água – 5º ano

Interpretação de texto: Construtores vivendo na água – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre construtores vivendo na água. São os tricópteros! Vamos conhecê-los? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Você sabia que há pequenos construtores vivendo na água?

    Os construtores em questão são os tricópteros, insetos aquáticos que na fase larval constroem abrigos no fundo dos lagos, rios e riachos.

    As casas feitas pelas larvas dos tricópteros apresentam formas variadas e têm como material de base pedaços de madeira, folhas ou grãos de areia. O cimento, digamos assim, é o fio de seda que esses animais produzem. Aliás, algumas dessas casas são inteiramente de seda – chique, não?!

    O nome tricóptero vem do grego e significa pelo e asa. Isso porque, quando esses animais chegam à fase adulta, ficam parecidos com uma mariposa, só que com asas um pouco menos peludas. Mas é na fase larval – bem no início da sua vida – que o apelido de arquiteto das águas faz sentido para esses insetos: suas construções são, na verdade, armaduras para protegê-los de predadores.

    Os tricópteros podem viver até um ano na forma de larva e chegam a medir quatro centímetros de comprimento. Nessa fase, respiram como os peixes, por meio de brânquias. A alimentação, por sua vez, é bem variada – podemos encontrar larvas alimentando-se de pedaços de plantas, de matéria em decomposição, algumas construindo teias para filtrar partículas e ainda é possível encontrar outras na posição de predadoras.

    A importância das larvas de tricópteros é grande nos ambientes aquáticos, porque elas participam da cadeia alimentar servindo de alimento para peixes insetívoros. Além disso, cumprem outro importante papel na natureza: como são sensíveis à poluição, indicam a qualidade da água onde vivem.

    Bichinho curioso esse, hein?!

Maíra Moraes, Raquel Costa e Jean Carlos Miranda.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 231.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “[…] insetos aquáticos que na fase larval constroem abrigos no fundo dos lagos, rios e riachos.”, os autores do texto apresentam:

 

 

Questão 2 – O trecho “As casas feitas pelas larvas dos tricópteros apresentam formas variadas e têm como material de base pedaços de madeira, folhas ou grãos de areia.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Na parte “Isso porque, quando esses animais chegam à fase adulta, ficam parecidos com uma mariposa […]”, o vocábulo sublinhado:

(     ) retoma uma informação.

(     ) anuncia uma informação.

(     ) complementa uma informação.

 

Questão 4 – No segmento “[…] suas construções são, na verdade, armaduras para protegê-los de predadores.”, o termo “para” expressa:

(     ) destino.

(     ) direção.

(     ) finalidade.

 

Questão 5 – Na frase “Os tricópteros podem viver até um ano na forma de larva e chegam a medir quatro centímetros de comprimento.”, o fato destacado:

(     ) conclui outro.

(     ) opõe-se a outro.

(     ) soma-se a outro.

 

Questão 6 – No fragmento abaixo, os autores do texto estabelecem uma comparação entre os tricópteros e os peixes. Grife a palavra que assinala essa comparação:

“Nessa fase, respiram como os peixes, por meio de brânquias.”

 

Questão 7 – Segundo o texto, os tricópteros “indicam a qualidade da água onde vivem”. Por quê?

 

 

Questão 8 – Em “Bichinho curioso esse, hein?!”, os autores dirigem-se ao leitor, expondo:

(     ) uma opinião.

(     ) uma dedução.

(     ) uma sugestão.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário