Início Série5º ano Interpretação de texto: O aniversário da formiga – 5º ano

Interpretação de texto: O aniversário da formiga – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma formiga  muito estimada por todas as suas vizinhas. Vamos conhecer a história dela? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

O aniversário da formiga 

    Aproximava-se o aniversário da formiga, que era muito estimada por todas as suas vizinhas. A aranha, por exemplo, estava muito preocupada com o presente que iria lhe oferecer.

    — Não tenho nenhuma ideia, amiga ursa.  — comenta ela com sua vizinha mais simpática. A formiga é tão trabalhadora, que já tem de tudo. Como é difícil escolher um presente para ela!

    — Tem razão, cara amiga. Deixe que o tempo passe e talvez lhe ocorra algo. — sugeriu a ursa como último recurso.

    No dia anterior ao do aniversário da formiga, a boa e preocupada aranha viu-a passar à frente de sua casa, arrastando uma pesada maçã. Nesse momento, teve uma ideia brilhante.

    — Já sei! Posso comprar-lhe um saco em que caibam essas maçãs e outras ainda maiores! — pensou a aranha.

    O presente comoveu bastante a formiga que, beijando sua amiga, exclamou:

    —  Obrigada, obrigada, querida aranha! Não há nada como a verdadeira amizade.

Disponível em:
<https://metaforas.com.br/infantis/2018-11-21/o-aniversario-da-formiga.htm>.

 

Questões 

Questão 1 – Releia esta passagem:

“[…] era muito estimada por todas as suas vizinhas.”

O narrador da história refere-se:

(     ) à ursa.

(     ) à aranha.

(     ) à formiga.

 

Questão 2 – No trecho “A aranha, por exemplo, estava muito preocupada com o presente que iria lhe oferecer.”, o vocábulo grifado:

(     ) explica o estado da aranha.

(     ) intensifica o estado da aranha.

(     ) complementa o estado da aranha.

 

Questão 3 – Observe:

“A formiga é tão trabalhadora, que já tem de tudo.”

O fato sublinhado é:

(     ) a causa do anterior.

(     ) a finalidade do anterior.

(     ) a consequência do anterior.

 

Questão 4 – No segmento “Deixe que o tempo passe e talvez lhe ocorra algo.”, o verbo destacado exprime:

(     ) uma ordem da ursa.

(     ) uma sugestão da ursa.

(     ) uma advertência da ursa.

 

Questão 5 – Segundo o texto, a aranha “teve uma ideia brilhante” quando:

(     ) ouviu o conselho da amiga ursa.

(     ) observou a formiga arrastando uma maça pesada.

(     ) lamentou-se com a ursa o fato de não saber o que dar de presente à formiga.

 

Questão 6 – Em “— Já sei! Posso comprar-lhe um saco em que caibam essas maçãs e outras ainda maiores!”, o travessão indica:

(     ) o começo da fala da aranha.

(     ) a continuidade da fala da aranha.

(     ) uma interrupção na fala da aranha.

 

Questão 7 – No fragmento “O presente comoveu bastante a formiga […]”, o termo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “acalmou”.

(     ) “emocionou”.

(     ) “transformou”.

 

Questão 8 – Na parte “Não há nada como a verdadeira amizade.”, a formiga:

(     ) faz uma crítica.

(     ) expressa um desejo.

(     ) transmite um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário