Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma formiga muito estimada por todas as suas vizinhas. Vamos conhecer a história dela? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O aniversário da formiga – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O aniversário da formiga – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O aniversário da formiga – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O aniversário da formiga
Aproximava-se o aniversário da formiga, que era muito estimada por todas as suas vizinhas. A aranha, por exemplo, estava muito preocupada com o presente que iria lhe oferecer.
— Não tenho nenhuma ideia, amiga ursa. — comenta ela com sua vizinha mais simpática. A formiga é tão trabalhadora, que já tem de tudo. Como é difícil escolher um presente para ela!
— Tem razão, cara amiga. Deixe que o tempo passe e talvez lhe ocorra algo. — sugeriu a ursa como último recurso.
No dia anterior ao do aniversário da formiga, a boa e preocupada aranha viu-a passar à frente de sua casa, arrastando uma pesada maçã. Nesse momento, teve uma ideia brilhante.
— Já sei! Posso comprar-lhe um saco em que caibam essas maçãs e outras ainda maiores! — pensou a aranha.
O presente comoveu bastante a formiga que, beijando sua amiga, exclamou:
— Obrigada, obrigada, querida aranha! Não há nada como a verdadeira amizade.
Disponível em:
<https://metaforas.com.br/infantis/2018-11-21/o-aniversario-da-formiga.htm>.
Questões
Questão 1 – Releia esta passagem:
“[…] era muito estimada por todas as suas vizinhas.”
O narrador da história refere-se:
( ) à ursa.
( ) à aranha.
( ) à formiga.
Questão 2 – No trecho “A aranha, por exemplo, estava muito preocupada com o presente que iria lhe oferecer.”, o vocábulo grifado:
( ) explica o estado da aranha.
( ) intensifica o estado da aranha.
( ) complementa o estado da aranha.
Questão 3 – Observe:
“A formiga é tão trabalhadora, que já tem de tudo.”
O fato sublinhado é:
( ) a causa do anterior.
( ) a finalidade do anterior.
( ) a consequência do anterior.
Questão 4 – No segmento “Deixe que o tempo passe e talvez lhe ocorra algo.”, o verbo destacado exprime:
( ) uma ordem da ursa.
( ) uma sugestão da ursa.
( ) uma advertência da ursa.
Questão 5 – Segundo o texto, a aranha “teve uma ideia brilhante” quando:
( ) ouviu o conselho da amiga ursa.
( ) observou a formiga arrastando uma maça pesada.
( ) lamentou-se com a ursa o fato de não saber o que dar de presente à formiga.
Questão 6 – Em “— Já sei! Posso comprar-lhe um saco em que caibam essas maçãs e outras ainda maiores!”, o travessão indica:
( ) o começo da fala da aranha.
( ) a continuidade da fala da aranha.
( ) uma interrupção na fala da aranha.
Questão 7 – No fragmento “O presente comoveu bastante a formiga […]”, o termo destacado poderia ser substituído por:
( ) “acalmou”.
( ) “emocionou”.
( ) “transformou”.
Questão 8 – Na parte “Não há nada como a verdadeira amizade.”, a formiga:
( ) faz uma crítica.
( ) expressa um desejo.
( ) transmite um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.