Início Série5º ano Interpretação de texto: Família unida – 5º ano

Interpretação de texto: Família unida – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma família unida. Trata-se da família dos patos-mergulhões! Vamos conhecê-los melhor? Então, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Família unida

    Os patos-mergulhões têm plumagem discreta. A cabeça e o pescoço são bem escuros, com reflexo esverdeado e um lindo penacho, que é maior nos machos. O corpo é cinza, com detalhes castanhos. Peito, abdômen e asas têm algumas penas brancas, enquanto os pés são vermelhos. Na água, nadam que é uma beleza, graças às membranas que têm entre os dedos, facilitando o deslocamento.

    O macho e a fêmea são muito unidos e escolhem uma parte do rio para viverem. Mas não é fácil observá-los porque se camuflam muito bem no ambiente. Ao menor sinal de perigo, saem voando ou nadando velozmente. Em situações extremas, mergulham e reaparecem bem longe, exceto quando o casal está com filhotes pequenos. Aí, não abandonam a família, nadam e chamam as crias, evitando deixá-las sozinhas.

    Família unida parece ser o lema do pato-mergulhão, que cuida mesmo muito bem dela. Para ter seus filhotes, o casal faz o ninho em oco de árvores, rochas ou em barrancos à beira do rio. O local escolhido costuma ser o lar da família por vários anos. Ali são colocados até oito ovos, com intervalos de um a dois dias. […]

    Quando nascem, os filhotes ficam apenas um dia no ninho. Na manhã seguinte, já saltam para nadar no rio. Assim, toda a família fica reunida e os pais podem protegê-los dos seus principais predadores, lontras e aves de rapina.

    Como passa boa parte da vida nos rios, o pato-mergulhão necessita de água limpa. É da água que a espécie retira o seu alimento: peixes, como o lambari, que capturam com seu forte bico, em longos mergulhos.

    A poluição das águas e a retirada da vegetação próxima aos rios são os principais problemas ambientais que ameaçam a sobrevivência do pato-mergulhão. Quando determinada área onde mora é desmatada, a terra que está em volta corre para dentro do rio, é o chamado assoreamento. A água – que muitas vezes já está poluída – misturada com terra fica turva e escura, o que dificulta a captura de peixes pela ave. Sem água limpa e sem alimento, esse animal pode desaparecer do planeta.

Sávio Freire Bruno e Ana Luiza Mello.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 211.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com cortes e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem abaixo, há um adjetivo que exprime uma opinião dos autores. Grife-o:

“A cabeça e o pescoço são bem escuros, com reflexo esverdeado e um lindo penacho […]”

 

Questão 2 – O trecho “O corpo é cinza, com detalhes castanhos.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – O que significa dizer que os patos-mergulhões “se camuflam muito bem no ambiente”?

 

 

Questão 4 – Na parte “[…] saem voando ou nadando velozmente.”, o termo sublinhado indica:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 5 – Em “[…] nadam e chamam as crias, evitando deixá-las sozinhas.”, “las” retoma:

 

 

Questão 6 – Segundo o texto, o pato-mergulhão alimenta-se de:

(     ) “lontras”.

(     ) “aves de rapinas”.

(     ) “peixes, como o lambari”.

 

Questão 7 – Na frase “Como passa boa parte da vida nos rios, o pato-mergulhão necessita de água limpa.”, o vocábulo “Como” introduz um fato que:

(     ) é a causa de outro.

(     ) é comparado a outro.

(     ) é um exemplo de outro.

 

Questão 8 – No segmento “Sem água limpa e sem alimento, esse animal pode desaparecer do planeta.”, os autores do texto:

(     ) fazem um alerta.

(     ) dão um conselho.

(     ) expressam um desejo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário