Atividade de interpretação de texto, com um texto muito sensível, com questões sobre o texto “Uma das Marias. É uma atividade voltada a alunos do quarto e quinto ano do ensino fundamental.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo do Word (que pode ser editado), em PDF (pronto para imprimir) e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Uma das Marias – 4º ou 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Uma das Marias – 4º ou 5º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Uma das Marias – 4º ou 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
UMA DAS MARIAS
Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste.
— O que foi? — perguntou a mãe de Maria.
Mas Maria nem quis conversa. Foi direto para o seu quarto, pegou o seu Snoopy e se atirou na cama, onde ficou deitada, emburrada.
A mãe de Maria foi ver se Maria estava com febre. Não estava. Perguntou se estava sentindo alguma coisa. Não estava. Perguntou se estava com fome. Não estava. Perguntou o que era, então.
— Nada — disse Maria.
A mãe resolveu não insistir. Deixou Maria deitada na cama, abraçada com o seu Snoopy, emburrada. Quando o pai de Maria chegou em casa do trabalho a mãe de Maria avisou:
— Melhor nem falar com ela…
Maria estava com cara de poucos amigos. Pior. Estava com cara de amigo nenhum.
Na mesa do jantar, Maria de repente falou:
— Eu não valo nada.
O pai de Maria disse:
— Em primeiro lugar, não se diz “eu não valo nada”. É “eu não valho nada”. Em segundo lugar, não é verdade.Você valhe muito. Quer dizer, vale muito.
— Não valho.
— Mas o que é isso? — disse a mãe de Maria. — Você é a nossa querida. Todos gostam de você. A mamãe, o papai, a vovó, os tios, as tias. Para nós, você é uma preciosidade.
Mas Maria não se convenceu. Disse que era igual a mil outras pessoas. A milhões de outras pessoas.
— Só na minha aula tem sete Marias!
— Querida… — começou a dizer a mãe. Mas o pai interrompeu.
— Maria — disse o pai — você sabe por que um diamante vale tanto dinheiro?
— Porque é raro. Um pedaço de vidro também é bonito. Mas o vidro se encontra em toda parte. Um diamante é difícil de encontrar. Quanto mais rara é uma coisa, mais ela vale. Você sabe por que o ouro vale tanto?
— Por quê?
— Porque tem pouquíssimo ouro no mundo. Se o ouro fosse como areia, a gente ia caminhar no ouro, ia rolar no ouro, depois ia chegar em casa e lavar o ouro do corpo para não ficar suja. Agora, imagina se em todo o mundo só existisse uma pepita de ouro.
— Ia ser a coisa mais valiosa do mundo.
— Pois é. E em todo o mundo só existe uma Maria.
— Só na minha aula são sete.
— Mas são outras Marias.
— São iguais a mim. Dois olhos, um nariz…
—Mas esta pintinha aqui nenhuma delas tem.
— É…
— Você já se deu conta que em todo mundo só existe uma você?
— Mas pai…
— Só uma. Você é uma raridade. Podem existir outras parecidas. Mas você, você mesmo, só existe uma. Se algum dia aparecer outra você na sua frente, você pode dizer: é falsa.
— Então eu sou a coisa mais valiosa do mundo.
— Olha, você deve estar valendo aí uns três trilhões…
Naquela noite a mãe de Maria passou perto do quarto dela e ouviu Maria falando com o Snoopy:
— Sabe um diamante?
Luís Fernando Veríssimo, Folha de S. Paulo, Folhinha
Interpretação de texto
1) O que fez Maria chegar tão triste da escola?
( ) A professora brigou com ela.
( ) Tirou nota ruim na prova.
( ) Ela sentia que não tinha valor.
( ) Uma amiga desprezou-a.
( ) Estava doente.
2) Como seu pai ajudou-a a sentir-se melhor?
( ) Comprou para ela uma roupa nova.
( ) Levou-a para tomar sorvete.
( ) Mostrou que ela era única.
( ) Levou-a ao shopping.
( ) Deu a ela uma presente caro.
3) Qual é o sinal de pontuação que foi utilizado no texto para introduzir os diálogos?
( ) Travessão
( ) Hífen
( ) Vírgula
( ) Aspas
( ) Reticências
4) Que substantivos o pais de Maria utilizou para mostrá-la seu valor?
( ) Bonito, precioso
( ) Raro, ouro
( ) Diamante, único
( ) Ouro, diamante
( ) Valioso, único
ANÁLISE TEXTUAL
1) Qual é o título do texto?
R:
2) Qual é o tema?
R:
3) Quem é o autor?
R:
4) Quantos parágrafos contém?
R:
5) Quantas frases existem no texto?
R:
6) Quantos e quais são os personagens?
R:
7) Qual é o gênero deste texto? Justifique sua resposta.
R:
11 comentários
Otimo
Gostaria de receber o gabarito da interpretação textual “Uma das Marias” se possível.
Obrigada.
Gostaria de receber o gabarito do texto uma das Marias
PORQUE NAO TEM GBARITO ESSE TEXTO
Adorei os textos. Valeu!
Boa noite,
Adoro este texto. Gostaria do gabarito.
Gostaria de receber em meu gmail o gabarito do texto:Uma das Marias.Desde já o meu muito obrigada.
Receber gabarito do texto Uma das Marias.
Boa tarde!
Gostaria de saber qual gramático serviu como fonte para a resposta do gabarito do texto “Uma das Marias”, na questão de n. 3, que versa sobre qual sinal de pontuação utilizado para introduzir um diálogo?
Busquei vários autores de referência no assunto e em nenhum encontrei respaldo para o gabarito.
Obrigada!
Olá Cláudia! Não é necessário consultar nenhum gramático, basta interpretar a pergunta e usar a correta hermenêutica no texto, no caso concreto a resposta correta é o travessão, pois na segunda linha do texto é utilizado para iniciar o diálogo.
Em caso de dúvidas queira por gentileza entrar em contato
Olá! Acredito que a Claudia fez essa pergunta porque, no gabarito que vocês postaram, consta que o sinal de pontuação utilizado foi “Hífen”. No entanto, a resposta correta é Travessão.
Um abraço!