Interpretação de texto, indicada aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, que trata da importância do descanso. A atividade compõe-se de questões de múltipla escolha.
Você pode fazer o download desta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: Notícia – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Notícia – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Notícia – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Vivemos em um ritmo acelerado, correndo contra o tempo. Nós esquecemos de um detalhe: o segredo para se relacionar melhor com as pessoas, estimular a criatividade e cumprir com a agenda, pode ser, justamente, desacelerar. Isso mesmo! Ficar à toa pode ser mais produtivo do que você pensa.
Para Domenico de Masi, autor do livro O Ócio Criativo, desperdiçar o tempo, fazendo absolutamente nada, pode ser positivo. Embasado por descobertas da neurociência e observações sobre o mundo da arte, ele afirma que o cérebro, quando não ocupado com tarefas específicas, continua trabalhando em uma espécie de “piloto automático”, necessário para processar as emoções e informações que recebemos. Por isso, ficar à toa é tão importante. Com o ócio, ganhamos inspiração, autoconhecimento, criatividade e fôlego para continuar. Então, sempre que você se sentir esgotado, com a atenção dispersa, tente parar por uns minutos e deixe sua mente divagar. […]
Disponível em: http://www.agenciasys.com.br.
Questões
Questão 1 – O objetivo do texto é:
a) divulgar o livro “O ócio criativo”.
b) destacar a importância da neurociência.
c) apresentar atividades de lazer.
d) informar sobre a necessidade do descanso.
Questão 2 – “Ficar à toa pode ser mais produtivo do que você pensa.”. O item abaixo que mostra o acento indicativo de crase pela mesma razão o que justifica no trecho grifado é:
a) Ficaram à espera dos momentos de lazer.
b) Precisava de momentos relaxantes, pois a sua vida se encontrava às avessas.
c) Segundo pesquisas, o ócio proporciona diferentes benefícios à vida.
d) Às vezes, busco descansar a minha mente.
Questão 3 – “[…] tente parar por uns minutos e deixe sua mente divagar.”. O tom desse segmento, criado pelo imperativo, é o de:
a) ordem
b) pedido
c) recomendação
d) desejo
Questão 4 – “Nós esquecemos de um detalhe: o segredo para se relacionar melhor com as […]”. A função dos dois-pontos nesse trecho é:
a) introduzir uma explanação
b) indicar uma enumeração
c) inserir uma exemplificação
d) incluir uma citação
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
3 comentários
Adorei as questões sobre o texto!
preciso receber textos para serem trabalhados no 9ºano.com respostas e, se possível, que possibilitem xerocá-los.
Gostaria de receber os texto do 8ano 9ano