Interpretação de texto, “O sorvete sumiu”, direcionada aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental. “O que seria do mundo sem essa guloseima?” é a questão que move a obra Achaz e o mistério do sorvete, sobre a qual trata o texto em questão.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: O sorvete sumiu – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O sorvete sumiu – 6º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O sorvete sumiu – 6º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O sorvete sumiu!
O que seria do mundo sem essa guloseima? Descubra neste livro
Todos os sorvetes do mundo sumiram! Quem deu a notícia foi Flokus. Ele é nada mais, nada menos que o rei dos alpes gelados. Diz que sua região é toda feita de sorvete e que é de lá que eles saem para serem distribuídos para o mundo todo. Será? Não sei! Só sei que ficar sem essa delícia gelada é a maior fria! Ou, sei lá, a maior quentura!
Ainda bem que existe Achaz, um menino cheio de ideias geniais que tem uma fórmula secreta para resolver o problema do sumiço dos sorvetes. Um ingrediente importante para fazer as mais deliciosas receitas geladas.
Quer desvendar esse mistério? Leia! O livro vem com receitas cheias de ingredientes diferentes e secretos.
Disponível em: http://chc.org.br/o-sorvete-sumiu/. Acesso em: 30/05/16.
Questões
Questão 1 – Identifique:
a) Gênero do texto lido:
b) Objetivo de quem o escreveu:
c) Público a que se destina:
Questão 2 – “Ele é nada mais, nada menos que o rei dos alpes gelados. Diz que sua região é toda feita de sorvete e que é de lá que eles saem para serem distribuídos para o mundo todo.”. Identifique a que se referem as formas pronominais grifadas no contexto acima:
R:
Questão 3 – “Ainda bem que existe Achaz, um menino cheio de ideias geniais que tem uma fórmula secreta para resolver o problema do sumiço dos sorvetes. ”. Justifique o emprego da vírgula no contexto acima:
R:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
1 comentário
poderia dar para responder seria mais legal