Interpretação de texto, indicada aos alunos do 8º ano do ensino fundamental, que trata do livro “Rita tem medo”, cuja protagonista, a menina Rita, é conduzida a superar os medos que atormentam o seu cotidiano, por meio da fantasia. As questões sobre o texto possibilitam a prática de importantes habilidades de leitura.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: Você tem medo? – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Você tem medo? – 8º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Você tem medo? – 8º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Você tem medo?
Rita também tem, mas perdeu todos vivendo uma grande aventura!
Rita tem dez anos, estuda, brinca, faz muitas coisas legais. Mas… Tem muito medo. Teme sair de casa, ser assaltada. Treme só de pensar que alguma coisa possa acontecer com seus pais na rua. Eu sei, esses medos quase todo mundo tem, mas os da menina já estavam começando a prejudicar a vida dela. Seus pais resolveram, então, tomar uma atitude. “Você vai passar uns dias na casa da sua avó, Rita!”
A casa ficava no interior e a menina, apesar de gostar muito da avó, não gostou nada da ideia. Mesmo assim, foi. Mal sabia ela que estava começando uma enorme aventura…
Na casa da Dona Lina, avó de Rita, havia um relógio na biblioteca. Desses que fazem tic-tac, tic-tac, sabe? Normal? Que nada! O tal relógio era mágico e transportou a menina para uma terra de fantasia. Lá, ela terá que enfrentar um gigante e salvar uma cidade inteira da fúria do monstro. Logo ela que é uma medrosa? Duvido! E você, vai ler para crer?
Rita tem medo
Texto de Christian David
Ilustrações de Rogério Coelho
Abacatte Editorial
Disponível em: http://chc.org.br/voce-tem-medo/.
Acesso em: 30 de maio de 2016.
Questões
Questão 1 – O objetivo do texto é:
a) ajudar as crianças a superarem os seus medos.
b) apresentar os medos que atingem as crianças.
c) divulgar o livro “Rita tem medo”, do escritor Christian David.
d) destacar que o medo é prejudicial à vida das crianças.
Questão 2 – Em todas as alternativas, a retomada a personagem Rita foi feita por meio de uma forma pronominal, exceto:
a) “[…] já estavam começando a prejudicar a vida dela.”.
b) “Seus pais resolveram, então, tomar uma atitude […]”.
c) “Mal sabia ela que estava começando uma enorme aventura…”.
d) “O tal relógio era mágico e transportou a menina para uma terra de fantasia.”.
Questão 3 – “Você vai passar uns dias na casa da sua avó, Rita!”.
a) Reescreva o trecho acima sem colocar a vírgula:
b) Agora, responda: a retirada da vírgula alterou o sentido do enunciado? Explique:
Questão 4 – Identifique a passagem em que se percebe o convite direto para a leitura da obra:
a) “Você tem medo?”.
b) “Rita também tem, mas perdeu todos vivendo uma grande aventura!”.
c) “O tal relógio era mágico e transportou a menina para uma terra de fantasia.”.
d) “E você, vai ler para crer?”.
Questão 5 – “Desses que fazem tic-tac, tic-tac, sabe?”. A expressão destacada é um exemplo de:
a) interjeição
b) onomatopeia
c) substantivo
d) metáfora
Questão 6 – “A casa ficava no interior e a menina, apesar de gostar muito da avó, não gostou nada da ideia. Mesmo assim, foi.”. O segundo período estabelece com o primeiro a relação de:
R:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Gostaria de parabenizar a quem elaborou estas atividades. Muito boas e estão de acordo com o nível da série a que se propõe.
Olá, Luiz!
Alegra-me muito a cuidadosa análise que você faz das atividades elaboradas!
Muito obrigada por interagir conosco!
Fica o convite para que você continue visitando o “Acessaber”!
Denyse.