Interpretação de texto, indicada aos estudantes do 8º ano do ensino fundamental, que trata do livro Família de todo jeito. A obra é fruto da observação, feita pela autora Ana Claudia Bastos, do cotidiano de diferentes famílias que vivem no mesmo prédio em que ela vive. A atividade sobre o referido texto compõe-se de variadas questões que exigem o acionamento de importantes habilidades de leitura.
Baixe esta atividade de português em modelo editável em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: Todos os tipos de famílias – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Todos os tipos de famílias – 8º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Todos os tipos de famílias – 8º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Todos os tipos de famílias
Escritora decidiu bisbilhotar as famílias vizinhas pelas janelas e descobriu suas semelhanças e diferenças Grandes, pequenas, unidas e até as que brigam bastante… Famílias são assim. Elas têm algo em comum – o amor! – mas também têm muitas diferenças entre si. Veja, por exemplo, as famílias que são apresentadas neste livro. Todas são únicas: não dá para comparar com a de ninguém.
A autora do livro, Ana Claudia Bastos, mora em um prédio. Lá do alto, aprecia o dia-a-dia das famílias vizinhas, fuxicando pelas janelas. E decidiu reunir tudo em uma obra gostosa de ler. Sabe o que ela descobriu bisbilhotando a família dos outros? Leia:
Família de todo jeito
Texto de Ana Claudia Bastos
Ilustrações de Rita Carelli
Zit Editora
Disponível em: http://chc.org.br/todos-os-tipos-de-familias/. Acesso em: 29 de maio de 2016.
Questões
Questão 1 – O objetivo do texto é:
a) divulgar
b) informar
c) criticar
d) instruir
Questão 2 – Encontra-se o registro de opinião sobre o livro em:
a) “Escritora decidiu bisbilhotar as famílias vizinhas pelas janelas […]”.
b) “Grandes, pequenas, unidas e até as que brigam bastante […]”.
c) “Lá do alto, aprecia o dia-a-dia das famílias vizinhas, fuxicando pelas janelas.”.
d) “E decidiu reunir tudo em uma obra gostosa de ler.”.
Questão 3 – “Sabe o que ela descobriu bisbilhotando a família dos outros? Leia:”. Essa passagem funciona como:
a) uma ordem
b) um convite
c) um desejo
d) uma advertência
Questão 4 – “Sabe o que ela descobriu bisbilhotando a família dos outros?”. Assinale o termo que substitui o verbo destacado no contexto acima:
a) abelhudando
b) apaziguando
c) ignorando
d) notificando
Questão 5 – “[…] têm algo em comum – o amor! – mas também têm muitas diferenças entre si.”.
a) Identifique o referente dos verbos grifados no contexto acima:
b) Justifique o acento nos referidos verbos:
Questão 6 – “Lá do alto, aprecia o dia-a-dia das famílias vizinhas […]”. A expressão adverbial destacada refere-se:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Adorei!
ADOREI SUAS AVALIAÇÕES.