Início Série5º ano Interpretação de texto: Por que alguns objetos enferrujam – 5º ano

Interpretação de texto: Por que alguns objetos enferrujam – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o enferrujamento. Por que alguns objetos enferrujam? Vamos entender esse processo? Para isso, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Por que alguns objetos enferrujam?

    Aquela lapiseira que você adora, repare, parece já apresentar uns pontinhos de ferrugem. Antes que você reclame, preste atenção: é fatal que objetos feitos à base de ferro, com o tempo, enferrujem. Dos pequenos pontinhos às grandes corrosões, o processo é o mesmo e totalmente natural: inclui o ferro, o oxigênio e a água.

    Na verdade, o ferro reage é com o oxigênio, tanto que o nome mais pomposo da ferrugem é oxidação do ferro. Quer saber onde entra a água nessa história? Pois bem, a água – sob forma líquida ou de vapor – é importante nesse processo porque ela ajuda o ferro a se combinar com o oxigênio, formando o óxido de ferro – a ferrugem. Então, é correto dizer que a formação da ferrugem é quase imperceptível quando não há água envolvida. É ela que acelera o processo de corrosão. Aí, perdem-se lapiseiras, carros, eletrodomésticos…

    Para evitar a ferrugem, a dica é manter os objetos limpos, secos e, se possível, lubrificados. Vale pintar ou recobrir a peça que se quer proteger com tinta a óleo ou verniz. Assim, a água e o oxigênio não entrarão em contato direto com o ferro.

    Para impedir a oxidação, as indústrias usam cada vez mais o aço, ou seja, uma liga de ferro com carbono. O chamado aço inoxidável não enferruja porque é aditivado com outros dois elementos químicos: níquel e cromo. Aliás, adicionar cromo ao ferro para tornar os objetos mais resistentes foi moda nos anos 1960 e 1970. Naquela época, era comum encontrar, por exemplo, para-choque de automóveis, pés de mesa, base de liquidificador cromados.

    Bom, agora que você já sabe por que a sua lapiseira enferrujou, pode evitar que o mesmo aconteça com outros utensílios que você deseja preservar.

Joab Trajano Silva. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 166.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Dos pequenos pontinhos às grandes corrosões, o processo é o mesmo e totalmente natural: inclui o ferro, o oxigênio e a água.”

A que processo o texto se refere?

 

Questão 2 – No trecho “É ela que acelera o processo de corrosão.”, o autor expressa uma ação:

 

 

Questão 3 – No segmento “Vale pintar ou recobrir a peça que se quer proteger com tinta a óleo ou verniz.”, o termo grifado inicia um fato que:

(     ) se soma a outro.

(     ) é a causa de outro.

(     ) é uma opção a outro.

 

Questão 4 – Na passagem “Assim, a água e o oxigênio não entrarão em contato direto com o ferro.”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Na frase “Para impedir a oxidação, as indústrias usam cada vez mais o aço, ou seja, uma liga de ferro com carbono.”, o termo destacado introduz:

(     ) uma finalidade.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma justificativa.

 

Questão 6 – Em “O chamado aço inoxidável não enferruja porque é aditivado com outros dois elementos químicos […]”, a palavra grifada poderia ser substituída por:

(     ) “pois”.

(     ) “contudo”.

(     ) “por isso”.

 

Questão 7 – Na parte “Bom, agora que você já sabe por que a sua lapiseira enferrujou, pode evitar que o mesmo aconteça com outros utensílios que você deseja preservar.”, o autor:

(     ) faz um apelo.

(     ) expõe uma crítica.

(     ) dá uma orientação.

 

Questão 8 – O autor conversa diretamente com o leitor no trecho:

(     ) “Aquela lapiseira que você adora, repare, parece já apresentar uns pontinhos de ferrugem.”

(     ) “[…] a formação da ferrugem é quase imperceptível quando não há água envolvida.”

(     ) “[…] era comum encontrar, por exemplo, para-choque de automóveis, pés de mesa […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário