Interpretação de texto, “Santos Dumont – um mineiro cheio de talento“, indicada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Mergulhe na história do “pai da aviação”. A atividade compõe-se de variadas questões que possibilitam o desenvolvimento de importantes habilidades de leitura. Pratique!
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: Santos Dumont – Um mineiro cheio de talento – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Santos Dumont – Um mineiro cheio de talento – 1º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Santos Dumont – Um mineiro cheio de talento – 1º ano do ensino médio – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Santos Dumont: um mineiro cheio de talento
Vocês sabem quem é o “pai da aviação”? Pois saibam que ele é um inventor nascido em Minas Gerais, chamado Alberto Santos Dumont.
A paixão de Santos Dumont pela aviação vem desde criança, quando ele observava os passarinhos para tentar entender como eles voavam. A maior dúvida do inventor era: “Como os pássaros conseguem voar, se eles são mais pesados que o ar?”.
Seu pai notou o interesse de Santos Dumont pela aviação e o encaminhou para estudar na França. Em 1906, ele tentou um fato inédito: voar com um aparelho mais pesado que o ar!
Na França, uma multidão de curiosos viu seu primeiro avião, o 14-BIS, voar a mais de dois metros do solo, ao longo de 60 metros.
Santos Dumont também inventou o relógio de pulso ― uma forma que ele encontrou para controlar melhor o tempo de voo.
Na época em que Santos Dumont estudava uma maneira de voar, também foram inventados a lâmpada e o gravador de som, por Thomas Edison, nos Estados Unidos.
Disponível em: http://www.otempo.com.br/cmlink/o-tempinho.
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo do texto lido:
a) destacar a importância da aviação.
b) contar a trajetória do “pai da aviação”.
c) apresentar as grandes conquistas da humanidade.
d) narrar o surgimento do primeiro avião: o 14-BIS.
Questão 2 – Todos as formas pronominais foram utilizadas para a retomada a Santos Dumont, exceto:
a) ele
b) seu
c) dele
d) o
Questão 3 – O segmento “Como os pássaros conseguem voar, se eles são mais pesados que o ar?” foi colocado entre aspas porque:
a) indica uma forma recorrente no gênero “notícia”.
b) sinaliza um questionamento.
c) destaca a utilização de uma metáfora.
d) é uma citação de autoria alheia.
Questão 4 – “Santos Dumont também inventou o relógio de pulso ― uma forma que ele encontrou para controlar melhor o tempo de voo.”. O travessão foi utilizado para a indicação de:
a) uma explanação
b) uma enumeração
c) alguns exemplos
d) uma citação
Questão 5 – Assinale a alternativa em que o elemento destacado tem o seu valor semântico corretamente identificado nos parênteses:
a) “[…] quando ele observava os passarinhos […]”. (afetividade)
b) “[…] para tentar entender como eles voavam.”. (comparação)
c) “[…] voar com um aparelho mais pesado que o ar!”. (restrição)
d) “[…] para controlar melhor o tempo de voo.”. (finalidade)
Questão 6 – “Vocês sabem quem é o “pai da aviação”? Pois saibam que ele é um inventor nascido em Minas Gerais, chamado Alberto Santos Dumont.”. O segundo período estabelece com o primeiro uma relação de:
a) adversidade
b) explicação
c) concessão
d) conclusão
Questão 7 – Assinale a alternativa em que se percebe a utilização de uma figura de linguagem:
a) “Santos Dumont: um mineiro cheio de talento”.
b) “A paixão de Santos Dumont pela aviação vem desde criança […]”.
c) “Na França, uma multidão de curiosos viu seu primeiro avião […]”.
d) “foram inventados a lâmpada e o gravador de som, por Thomas Edison, nos Estados Unidos.”.
Questão 8 – “[…] Santos Dumont pela aviação e o encaminhou […]”. Indique termos que possam substituir o verbo evidenciado:
R:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.