Início Atividades Interpretação de texto: Vantagens e desvantagens dos biodegradáveis – 3º ano do ensino médio

Interpretação de texto: Vantagens e desvantagens dos biodegradáveis – 3º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Interpretação de texto, “Vantagens e desvantagens dos biodegradáveis”, indicada aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Como evidencia o próprio título, o texto trata de forma explicativa de um assunto bastante importante: os produtos biodegradáveis. A atividade compõe-se de variadas questões  de múltipla escolha. 

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a resposta respondida.

 

    Baixe esta interpretação em: 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:         

Leia:

Vantagens e desvantagens dos biodegradáveis

    O maior benefício destes materiais é a decomposição completa e bem mais rápida. Os produtos biodegradáveis contribuem para o não acúmulo de lixo no planeta. Porém, se por um lado eles contribuem para a redução de resíduos sólidos, por outro, os produtos biodegradáveis contribuem para o efeito estufa, pois, ao se degradarem eles liberam gás metano proporcional à velocidade de degradação, ou seja, quanto mais rápido o produto se decompõe mais gás ele libera no ar.

    Apesar das desvantagens, os produtos biodegradáveis ainda representam vantagens ambientais sobre os produtos convencionais. Estudos mostram que produtos com agentes biodegradáveis mais lentos podem ser acondicionados em aterros sanitários e o gás proveniente da decomposição pode ser utilizado para gerar calor e energia, impactando menos o meio ambiente.

    Os produtos biodegradáveis não são a melhor solução, mas, os avanços nas pesquisas podem contribuir para aprimorar as embalagens dos produtos biodegradáveis que utilizamos. Lembrando que antes do descarte é muito mais importante reduzir o consumo, dar preferência aos produtos com embalagens reutilizáveis e separar o “lixo que não é lixo” para reciclagem.

Disponível em: http://www.pensamentoverde.com.br. Acesso em: 22 de maio de 2016.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

a) Explicar sobre o processo de decomposição das embalagens plásticas.

b) Apresentar os benefícios do consumo de produtos biodegradáveis.

c) Recomendar as embalagens reutilizáveis e o descarte correto do lixo.

d) Informar que os materiais biodegradáveis contribuem com o efeito estufa.

 

Questão 2 – Assinale a alternativa em que se percebe a utilização da comparação:

a) “… quanto mais rápido o produto se decompõe mais gás ele libera no ar.”.

b) “… os produtos biodegradáveis ainda representam vantagens ambientais sobre os produtos …”.

c) “Os produtos biodegradáveis não são a melhor solução …”.

d) “… dar preferência aos produtos com embalagens reutilizáveis …”.

 

Questão 3 – O item abaixo em que o elemento destacado tem o seu valor semântico corretamente indicado nos colchetes é:

a) “… biodegradáveis contribuem para o efeito estufa, pois, ao se degradarem …”. [consequência]

b) “… à velocidade de degradação, ou seja, quanto mais rápido o produto …”. [retificação]

c) “… impactando menos o meio ambiente.” [restrição]

d) “… contribuir para aprimorar as embalagens dos produtos biodegradáveis …”. [finalidade]

 

Questão 4 – Em “Apesar das desvantagens, os produtos biodegradáveis ainda representam vantagens ambientais sobre os produtos convencionais.”, o termo destacado poderia ser substituído por:

a) Não obstante as

b) Em consequência das

c) Em virtude das

d) Porquanto as

 

Questão 5 – Em “embalagens reutilizáveis”, a parte sinalizada indica:

a) retrocesso

b) realce

c) repetição

d) congruência

 

Questão 6 – Porém, se por um lado eles contribuem para a redução de resíduos sólidos …”. O termo sublinhado, que introduz o segundo período do texto, estabelece com o período anterior uma relação de:

a) causa

b) alternância

c) proporção

d) adversidade

 

Questão 7 – Não foi utilizado o seguinte termo para a retomada a palavra-chave “biodegradáveis”:

a) embalagens biodegradáveis

b) destes materiais

c) eles

d) produtos biodegradáveis

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

9 comentários

Maiara Cardoso 27 de junho - 10:09

Excelente material! Obrigada por partilhar!

Responder
Andressa 1 de setembro - 20:24

Quando faço o download do gabarito, ele não abre. POR FAVOR, ME AJUDEM, É MUITO URGENTE!!!!!

Responder
Juliana Oliveira 28 de novembro - 10:54

gabarito não abre ou não foi feito?

Responder
Denyse Lage Fonseca 9 de dezembro - 19:37

Oi, Juliana!

As respostas estão no início do post, ao lado da palavra Gabarito.

Agradecemos-lhe o interesse na atividade de interpretação de texto!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Rosilda 17 de maio - 10:50

só tem respostas até a pergunta numero 7. por que???

Responder
Denyse Lage Fonseca 28 de maio - 13:58

Oi, Rosilda!

Porque a atividade compõe-se de 7 questões.

Muito obrigada pela sua presença!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Pamela Bueno 24 de maio - 1:18

Nao consigo abri o gabarito o que faco

Responder
Marzo 27 de junho - 22:05

Questão 6 – “Porém, se por um lado eles contribuem para a redução de resíduos sólidos …”. O termo sublinhado, que introduz o segundo período do texto, estabelece com o período anterior uma relação de:

a) causa

b) alternância

c) proporção (Esta é a resposta certa)

d) adversidade

Responder
Denyse Lage Fonseca 29 de junho - 19:15

Olá, Marzo!

Não.

Obrigada pela presença!

Volte sempre!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário