Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o assoreamento. Ele é o acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo de um rio. Vamos entender melhor esse fenômeno? Então, leia com atenção o texto explicativo! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Assoreamento – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Assoreamento – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Assoreamento – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O que é assoreamento? Quais as causas desse fenômeno? Quais as consequências?
Assoreamento é o acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo de um rio. O fenômeno geralmente acontece quando o curso d’água não possui matas ciliares (vegetação nas margens do rio). Sem a flora natural, o vento e a chuva levam a camada superficial do solo em direção aos rios, o que resulta em danos ambientais, como a dificuldade de navegação pelo curso d’água.
O fenômeno pode acontecer de maneira natural, mas as ações humanas têm intensificado o processo de assoreamento dos rios brasileiros. O desmatamento é um dos maiores agravantes desse processo. Sem árvores, arbustos ou até mesmo grama, o solo fica mais solto e menos resistente, ou seja, mais propício para ser arrastado pela chuva ou pelo vento. A falta de matas ciliares também ocasiona a erosão da encosta dos rios.
Além da dificuldade de navegação, o assoreamento pode causar outros danos sociais e ambientais. Devido aos sedimentos acumulados no fundo do leito, a água vai procurar atalhos para seguir seu caminho. Muitas vezes esses desvios acabam chegando a áreas com ruas e casas, o que ocasiona as enchentes urbanas.
Ao perder profundidade com o acúmulo de sedimentos, a largura do rio cresce e, devido à maior irradiação do sol por área, a temperatura da água aumenta. A biodiversidade do rio sente a mudança climática. A vegetação subaquática, os peixes e outros animais são afetados e podem até mesmo desaparecer.
Uma das soluções para evitar esse fenômeno é o reflorestamento das áreas próximas às margens de cursos d’água para impedir a entrada de sedimento nos rios. Conter os processos erosivos das matas ciliares é outra forma de prevenir e frear o assoreamento.
Associação Caatinga. Disponível em:
<https://www.acaatinga.org.br/o-que-e-assoreamento/>.
Questões
Questão 1 – O segmento “Assoreamento é o acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo de um rio.” é:
( ) uma opinião.
( ) uma definição.
( ) uma suposição.
Questão 2 – Releia o fragmento abaixo:
“O fenômeno geralmente acontece quando o curso d’água não possui matas ciliares (vegetação nas margens do rio).”
Nesse fragmento, uma expressão retoma “Assoreamento”. Identifique-a:
( ) “O fenômeno”.
( ) “o curso d’água”.
( ) “matas ciliares”.
Questão 3 – Na passagem “[…] o que resulta em danos ambientais, como a dificuldade de navegação pelo curso d’água.”, o vocábulo “como” introduz:
( ) uma soma dos danos ambientais.
( ) um exemplo dos danos ambientais.
( ) uma comparação entre os danos ambientais.
Questão 4 – Em “O fenômeno pode acontecer de maneira natural […]”, a parte grifada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – No trecho “Devido aos sedimentos acumulados no fundo do leito, a água vai procurar atalhos para seguir seu caminho.”, o fato destacado é:
( ) a opção de outro.
( ) a causa de outro.
( ) a finalidade de outro.
Questão 6 – Segundo o texto, “o reflorestamento das áreas próximas às margens de cursos d’água” e a contenção dos “processos erosivos das matas ciliares” são:
( ) as causas do assoreamento.
( ) as consequências do assoreamento.
( ) as soluções para evitar ou parar o assoreamento.
Questão 7 – O texto sobre o assoreamento foi escrito com uma linguagem:
( ) culta.
( ) informal.
( ) regional.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.