Interpretação de texto, “Como funciona o termômetro?”, direcionada aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Em umas das questões propostas, contempla-se a concordância nominal (palavra”meio” e suas variações), algo que suscita constantes dúvidas.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: Como funciona o termômetro – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Como funciona o termômetro – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Como funciona o termômetro – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Como funciona o termômetro?
Um dia, você acorda se sentindo meio quente, com o corpo mole, sem vontade de fazer nada. Põe a mão na testa e se pergunta: será que estou com febre? Para saber a resposta, só tem um jeito: usar o termômetro. Mas, como será que ele funciona?
Ao colocarmos o termômetro embaixo do braço, ocorre uma troca de calor entre o nosso corpo e esse instrumento. A nossa temperatura não muda, mas o termômetro, ao contrário, vai esquentando e acaba ficando com a mesma temperatura da gente. Em geral, quando algum material esquenta, ele se expande, ou seja, ocupa mais espaço. Esse é o caso do mercúrio, que vai subindo pelo tubo quando a temperatura aumenta. […]
FIGUEIRA, Mara. CHC, Rio de Janeiro, n. 165, jan./fev. 2006.
Questões
Questão 1 – Qual é a finalidade do texto?
R:
Questão 2 – Identifique os referentes dos termos sublinhados a seguir:
a) “[…] uma troca de calor entre o nosso corpo e esse instrumento.”:
b) “[…] esquenta, ele se expande, ou seja, ocupa mais espaço.”:
Questão 3 – “Um dia, você acorda se sentindo meio quente […]”. Assinale a alternativa em que a concordância nominal foi feita de forma incorreta, segundo a norma culta:
a) Naquele dia, a temperatura de seu corpo estava meio alta.
b) Não sentia ânimo para nada, pois o seu corpo estava meio mole.
c) Estava com febre. Por isso, ela se sentia meia indisposta.
d) Não consegui aferir a temperatura de meu filho, visto que o termômetro está meio desregulado.
Questão 4 – “Em geral, quando algum material esquenta, ele se expande, ou seja, ocupa mais espaço.”. Aponte outros termos que poderiam substituir o verbo destacado no contexto acima:
R:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
4 comentários
Como funciona o termômetro?
Acabei de utilizar esta atividade como exercício de revisão!
Esta página me facilita a prática do magistério!
AMO!!!
Bom dia!
Oi, Sara!
Que alegria saber que você ama as nossas atividades e as utiliza em seu trabalho!
Muito obrigada por interagir conosco novamente, expondo a sua valiosa opinião!
Volte sempre!
Denyse
super interessante!Amei as dicas
Oi, Merimar!
Ficamos muito contentes com a sua avaliação da atividade!
Agradecemos demais a sua presença!
Volte sempre!
Denyse