Início Atividades Interpretação de texto: Como funciona o termômetro – 9º ano

Interpretação de texto: Como funciona o termômetro – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Interpretação de texto, “Como funciona o termômetro?”, direcionada aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Em umas das questões propostas, contempla-se a concordância nominal (palavra”meio” e suas variações), algo que suscita constantes dúvidas.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:         

Leia:

Como funciona o termômetro?

    Um dia, você acorda se sentindo meio quente, com o corpo mole, sem vontade de fazer nada. Põe a mão na testa e se pergunta: será que estou com febre? Para saber a resposta, só tem um jeito: usar o termômetro. Mas, como será que ele funciona?

    Ao colocarmos o termômetro embaixo do braço, ocorre uma troca de calor entre o nosso corpo e esse instrumento. A nossa temperatura não muda, mas o termômetro, ao contrário, vai esquentando e acaba ficando com a mesma temperatura da gente. Em geral, quando algum material esquenta, ele se expande, ou seja, ocupa mais espaço. Esse é o caso do mercúrio, que vai subindo pelo tubo quando a temperatura aumenta. […]

FIGUEIRA, Mara. CHC, Rio de Janeiro, n. 165, jan./fev. 2006.

 

Questões

Questão 1 – Qual é a finalidade do texto?

R:

 

Questão 2 – Identifique os referentes dos termos sublinhados a seguir:

a) “[…] uma troca de calor entre o nosso corpo e esse instrumento.”:

b) “[…] esquenta, ele se expande, ou seja, ocupa mais espaço.”:

 

Questão 3 – “Um dia, você acorda se sentindo meio quente […]”. Assinale a alternativa em que a concordância nominal foi feita de forma incorreta, segundo a norma culta:

a) Naquele dia, a temperatura de seu corpo estava meio alta.

b) Não sentia ânimo para nada, pois o seu corpo estava meio mole.

c) Estava com febre. Por isso, ela se sentia meia indisposta.

d) Não consegui aferir a temperatura de meu filho, visto que o termômetro está meio desregulado.

 

Questão 4 – “Em geral, quando algum material esquenta, ele se expande, ou seja, ocupa mais espaço.”. Aponte outros termos que poderiam substituir o verbo destacado no contexto acima:

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

4 comentários

SARA 30 de novembro - 10:14

Como funciona o termômetro?
Acabei de utilizar esta atividade como exercício de revisão!
Esta página me facilita a prática do magistério!
AMO!!!
Bom dia!

Responder
Denyse Lage Fonseca 30 de novembro - 21:12

Oi, Sara!

Que alegria saber que você ama as nossas atividades e as utiliza em seu trabalho!

Muito obrigada por interagir conosco novamente, expondo a sua valiosa opinião!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Merimar Moreira de Oliveira Almeida 20 de agosto - 9:58

super interessante!Amei as dicas

Responder
Denyse Lage Fonseca 22 de agosto - 20:02

Oi, Merimar!

Ficamos muito contentes com a sua avaliação da atividade!

Agradecemos demais a sua presença!

Volte sempre!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário