Início Atividades Interpretação de texto: Manguezal em risco – 1º ano do ensino médio

Interpretação de texto: Manguezal em risco – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Interpretação de texto, “Manguezal em risco”, que chama a atenção para a necessidade de preservação do manguezal, tendo em vista a importância desse ecossistema. Dirigida aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, a atividade compõe-se de variadas questões que contemplam a temática e, sobretudo, os recursos linguísticos empregados na construção dos texto, entre eles, a figura de linguagem. 

    Você pode fazer o download desta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Leia:

Manguezal em risco

Entenda a importância desse ecossistema e saiba por que ele deve ser preservado

    Você já viu um manguezal? Encontrado em regiões costeiras tropicais do Brasil e do mundo, esse ecossistema abriga diversas espécies e, infelizmente, sua existência está ameaçada por conta das mudanças climáticas. Para conhecê-lo melhor e tentar preservá-lo, uma equipe de pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) estuda, desde 1994, o manguezal de Guaratiba, que fica a 70 quilômetros do centro da capital carioca.

    Desde então, os pesquisadores descobriram que o manguezal vem sofrendo bruscamente com os impactos da inconstância climática, que ora traz épocas de muita chuva, ora traz longos períodos de seca. Durante os períodos úmidos, a vegetação do mangue tende a crescer, mas, nas épocas de seca, acontece o contrário e o mangue acaba se retraindo.

    O problema é que, apesar de a maioria dos manguezais ficar na beira da água, também existem aqueles que não ficam nas margens de mares ou rios e sofrem menos inundação pelas marés. Nesse caso, em tempos de seca, a situação é ainda mais grave, pois eles dependem totalmente da água da chuva e, se ela não vem durante um longo período, o mangue pode até morrer.

    Outro fator que preocupa os pesquisadores é o aumento do nível do mar. Considerado um ecossistema de transição, o manguezal fica localizado na divisão entre o ambiente terrestre e marinho e, caso o nível do mar aumente muito, a vegetação pode sufocar e ser obrigada a migrar continente adentro.

    “O manguezal precisa ir se adaptando conforme a subida do nível das águas”, diz o oceanógrafo Mário Soares, que coordena o Núcleo de Estudos em Manguezais (Nema) da UERJ. “O manguezal de Guaratiba, por exemplo, já se expandiu cerca de 100 metros terra adentro desde 1998.”

    O grande problema é que nem todos os manguezais têm para onde fugir. Alguns ficam perto de regiões urbanas, enquanto outros acabam invadindo a área de outros ecossistemas. Como o cenário não é muito otimista, a tendência é que os manguezais tenham que se deslocar terra adentro cada vez mais para sobreviver. […]

Disponível em: http://chc.org.br/manguezal-em-risco/. Acesso em: 19 de maio de 2016.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o trecho que explicita o objetivo do texto:

R:

 

Questão 2 – “[…] esse ecossistema abriga diversas espécies e, infelizmente, sua existência está ameaçada por conta das […]”. Nesse contexto, a inserção destacada manifesta o sentimento de:

a) lamentação

b) conformidade

c) contestação

d) prostração

 

Questão 3 – São utilizados estes recursos para a referência ao termo “manguezal”, exceto:

a) “esse ecossistema” [substituição do termo por outro equivalente]

b) “sua existência” [substituição por meio de pronome definido]

c) “conhecê-lo” [substituição de termo por meio de pronome pessoal].

d) “o manguezal” [repetição do termo]

 

Questão 4 – Na passagem “O grande problema é que nem todos os manguezais têm para onde fugir. Alguns ficam perto de regiões urbanas, enquanto outros acabam invadindo a área de outros ecossistemas.”, percebe-se a ocorrência da seguinte figura de linguagem:

a) metonímia

b) antítese

c) prosopopeia

d) hipérbole

 

Questão 5 – Assinale a alternativa em que o elemento sublinhado tem seu valor corretamente identificado nos parênteses:

a) “[…] sua existência está ameaçada por conta das mudanças climáticas.”. (consequência)

b) “[…] que ora traz épocas de muita chuva, ora traz longos períodos de seca.”. (oposição)

c) “[…] é ainda mais grave, pois eles dependem totalmente da água da chuva […]”. (conclusão)

d) ““O manguezal de Guaratiba, por exemplo, já se expandiu cerca […]”. (explicação)

 

Questão 6 – Em “Alguns ficam perto de regiões urbanas, enquanto outros acabam invadindo a área de outros ecossistemas.”, o conectivo sinalizado poderia ser substituído por:

a) ao passo que

b) assim que

c) de maneira que

d) desde que

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário