Interpretação de texto, indicada aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental, visando ao estudo do curioso texto “Como surgiu a pizza?“.
Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: Como surgiu a pizza – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Como surgiu a pizza – 6º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Como surgiu a pizza – 6º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Como surgiu a pizza?
A pizza que comemos hoje, redonda com molho de tomate e coberta com queijo, surgiu em Nápoles, Itália, por volta do século 18. Só que a massa em forma de disco assada em forno e com cobertura é uma criação bem mais antiga. Tudo começou há 6 mil anos com uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão” ou “piscea”, consumida por hebreus e egípcios. Três séculos antes de Cristo, os fenícios acrescentaram cobertura de carne e cebola. A ideia foi absorvida pelos turcos e, durante as Cruzadas, no século 11, o pão fino e redondo deles chegou ao porto de Nápoles. Os napolitanos aperfeiçoaram a receita com trigo de melhor qualidade e novas coberturas, como o queijo. Só mais tarde, no século 16, o tomate, vindo da América, foi incorporado à pizza. Mas a popularização mundial da redonda rolou mesmo com os norte-americanos, ao término da 2ª Guerra Mundial.
Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-surgiu-a-pizza. Acesso em: 17/05/2016.
Questões
Questão 1 – De acordo com esse texto, a pizza tal qual conhecemos hoje é uma criação dos:
a) napolitanos
b) hebreus
c) turcos
d) norte-americanos
Questão 2 – Identifique o trecho no qual a marcação temporal não é feita de forma explícita:
a) “Tudo começou há 6 mil anos com uma fina camada de massa conhecida como […]”.
b) “Três séculos antes de Cristo, os fenícios acrescentaram cobertura de carne e cebola.”.
c) “A ideia foi absorvida pelos turcos e, durante as Cruzadas, no século 11, o pão fino […]”.
d) “[..] redonda rolou mesmo com os norte-americanos, ao término da 2ª Guerra Mundial.”.
Questão 3 – Assinale a alternativa em que se percebe traço da informalidade:
a) “Três séculos antes de Cristo, os fenícios acrescentaram cobertura de carne e cebola.”.
b) “Os napolitanos aperfeiçoaram a receita com trigo de melhor qualidade e novas […]”.
c) “Só mais tarde, no século 16, o tomate, vindo da América, foi incorporado à pizza.”.
d) “Mas a popularização mundial da redonda rolou mesmo com os norte-americanos […]”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.