Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a baleia orgulhosa. Ninguém lhe poupava elogios, de tal forma que a baleiazinha julgou ser o animal mais bonito de toda a Criação. Vamos conhecer a história dessa baleia? Então, leia o texto com atenção! Depois, responda às questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A baleia orgulhosa – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A baleia orgulhosa – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A baleia orgulhosa – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A baleia orgulhosa
Era uma vez uma baleia muito bonita, que cativava a atenção de todos pela graça de seus movimentos e pelo brilho de sua pele. Ninguém lhe poupava elogios, de tal forma que a baleiazinha julgou ser o animal mais bonito de toda a Criação.
Passava os dias à frente do espelho, arranjando e limpando as barbas, sem ligar aos convites e galanteios dos seus admiradores. A sua vaidade atingiu uma tal dimensão que passava os dias a dizer para si própria:
— Sou a baleiazinha mais bonita dos mares. Ninguém pode competir com a minha beleza e elegância. Sou a baleiazinha mais bonita dos mares… — ficava repetindo todo o tempo.
Não queria brincar nem falar com ninguém e cada vez mais se distanciava de seus familiares e vizinhos.
Um dia, a formosa baleiazinha ficou presa numa rede lançada por uns pescadores. Por mais que tentasse, não conseguia livrar-se dela e a tragédia estava prestes a acontecer. Então, todos juntos, os habitantes dos arredores aproximaram-se da rede e ajudaram a rompê-la, libertando a baleiazinha.
Desde esse dia memorável, a baleiazinha, muito agradecida pela ajuda recebida, aprendeu a respeitar os outros animais e a gostar de todos. Jamais voltou a desprezar qualquer um dos seus conhecidos, nem os outros habitantes do mar.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2019-01-19/a-baleia-orgulhosa.htm>.
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo do texto sobre a baleia orgulhosa:
( ) debater um assunto.
( ) divulgar alguma coisa.
( ) transmitir um ensinamento.
Questão 2 – O trecho abaixo revela os motivos de a baleia cativar a atenção de todos. Grife-os:
“Era uma vez uma baleia muito bonita, que cativava a atenção de todos pela graça de seus movimentos e pelo brilho de sua pele.”
Questão 3 – Na parte “A sua vaidade atingiu uma tal dimensão que passava os dias a dizer para si própria […]”, o termo “que” introduz:
( ) uma hipótese.
( ) uma conclusão.
( ) uma consequência.
Questão 4 – Em “— Sou a baleiazinha mais bonita dos mares.”, o travessão:
( ) anuncia a fala da baleiazinha.
( ) indica a pausa na fala da baleiazinha.
( ) marca o começo da fala da baleiazinha.
Questão 5 – Na frase “Não queria brincar nem falar com ninguém e cada vez mais se distanciava de seus familiares e vizinhos.”, o narrador conta fatos:
( ) que se somam.
( ) que se alternam.
( ) que se contradizem.
Questão 6 – Releia esta passagem:
“Por mais que tentasse, não conseguia livrar-se dela e a tragédia estava prestes a acontecer.”
Essa passagem é:
( ) o início da história.
( ) o clímax da história.
( ) o desfecho da história.
Questão 7 – Em “[…] os habitantes dos arredores aproximaram-se da rede e ajudaram a rompê-la, libertando a baleiazinha.”, o vocábulo “la” refere-se:
( ) à rede.
( ) à baleiazinha.
( ) a nenhuma das alternativas anteriores.
Questão 8 – No segmento “Jamais voltou a desprezar qualquer um dos seus conhecidos, nem os outros habitantes do mar.”, a palavra sublinhada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.