Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o caracol invejoso. O caracolzinho sentia-se muito infeliz. Será por que, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção a história! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O caracol invejoso – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O caracol invejoso – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O caracol invejoso – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O caracol invejoso
O caracolzinho sentia-se muito infeliz. Via que quase todos os animais eram mais ágeis do que ele. Uns brincavam, outros saltavam. E ele aborrecia-se debaixo do peso de sua carapaça!
— Vê-se que meu destino é ir devagarinho, sofrendo todos os males! — dizia ele, bastante frustrado.
Seus amigos e familiares tentavam consolá-lo, mas nada conseguiam.
— Caracolino, pense que, se a Natureza lhe deu essa carapaça, para alguma coisa foi. — disse-lhe a tartaruga, que se encontrava em situação semelhante à dele.
— Sim, claro, para alguma coisa será! Pode explicar-me a razão? — perguntava Caracolino, ainda mais chateado por receber tantos conselhos.
Caracolino tornou-se tão insuportável por suas reclamações, que todos o abandonaram. E ele continuava com sua carapaça às costas, cada vez mais pesada para o seu gosto.
Um dia, desabou uma tempestade. Choveu durante muitos dias. Parecia um dilúvio! As águas subiram, inundando tudo. Muitos dos animaizinhos que ele invejara, encontravam-se agora em grandes dificuldades. Caracolino, porém, encontrou um refúgio seguro. Dentro de sua carapaça estava totalmente protegido!
Desde então, compreendeu a utilidade de sua lenta e pesada carapaça. Deixou de protestar, tornando-se um animalzinho simpático e querido por todos.
Autor desconhecido: Disponível em:
<https://metaforas.com.br/infantis/2001-07-08/o-caracol-invejoso.htm>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“O caracolzinho sentia-se muito infeliz. Via que quase todos os animais eram mais ágeis do que ele.”
O fato destacado é:
( ) o tempo da infelicidade do caracolzinho.
( ) o motivo da infelicidade do caracolzinho.
( ) a consequência da infelicidade do caracolzinho.
Questão 2 – No segmento “Seus amigos e familiares tentavam consolá-lo, mas nada conseguiam.”, a palavra sublinhada poderia ser substituída por:
( ) “pois”.
( ) “porém”.
( ) “por isso”.
Questão 3 – Em “Caracolino tornou-se tão insuportável por suas reclamações, que todos o abandonaram.”, o termo grifado foi usado para:
( ) definir.
( ) intensificar.
( ) complementar.
Questão 4 – Na passagem “E ele continuava com sua carapaça às costas, cada vez mais pesada para o seu gosto.”, o vocábulo “ele”:
( ) retoma Caracolino.
( ) apresenta Caracolino.
( ) caracteriza Caracolino.
Questão 5 – O trecho “Um dia, desabou uma tempestade.” é:
( ) o início da história.
( ) a complicação da história.
( ) o desfecho da história.
Questão 6 – Segundo o narrador, “Caracolino, porém, encontrou um refúgio seguro”, a que refúgio seguro ele se refere?
Questão 7 – Na parte “Muitos dos animaizinhos que ele invejara, encontravam-se agora em grandes dificuldades.”, a palavra grifada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – O objetivo do texto sobre o caracol invejoso é:
( ) fazer rir.
( ) noticiar um fato.
( ) transmitir um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.