Início Série5º ano Interpretação de texto: Árvores que são hotéis naturais – 5º ano

Interpretação de texto: Árvores que são hotéis naturais – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre árvores que são hotéis naturais. Ocos, copas e caules são propícios para a bicharada se proteger de tempestades, descansar, se alimentar e até ter seus filhotes. Vamos saber mais a respeito desse interessante assunto? Então, leia com muita atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Você sabia que algumas árvores são hotéis naturais?

    Se o título do texto levou você a imaginar que pode passar as próximas férias hospedado em uma casa na árvore, trate de descer do galho! As árvores são hotéis naturais, isto é, o abrigo ideal para diversas espécies de animais. Ocos, copas e caules são propícios para a bicharada se proteger de tempestades, descansar, se alimentar e até ter seus filhotes.

    Alguns animais utilizam as árvores apenas de passagem, mas outros fazem desses lugares suas moradas por bastante tempo. O manduvi, por exemplo, serve de hotel para várias espécies. Essa árvore, nativa do Pantanal, é de grande porte quando madura. Há mais de dez anos, sua importância ecológica é reconhecida internacionalmente por causa do trabalho desenvolvido pelo projeto Arara Azul, que protege e conserva a arara-azul-grande. Essa ave utiliza quase todas as cavidades do manduvi para abrigar seus ninhos.

    Além da arara-azul-grande, mais de 35 espécies – entre aves e mamíferos – realizam algum tipo de interação com o manduvi. É bem verdade que as aves são as que mais aproveitam! Algumas ficam lá durante toda a estação reprodutiva e constroem seus ninhos sobre a copa. As que estão só de passagem, apenas consomem suas flores e sementes, como a arara-canindé e o periquito-rico. Há os hóspedes que preferem escavar seus próprios ninhos no tronco, como o pica-pau-do-campo. Já o papagaio-verdadeiro, o gavião-relógio, o murucututu, o tucano-açu e o pato-do-mato costumam aproveitar a obra do pica-pau-do-campo para reprodução.

    Entre os mamíferos que, digamos, tiram uma casquinha do manduvi está o macaco-bugio, que consome um grande número de flores e sementes, e o tamanduá-mirim, que nos dias frios se abriga nas cavidades existentes no tronco dessa árvore.

    Sabia que receber hóspedes é importante para as próprias árvores? Pois registre! Como os vegetais não se movem, dependem dos animais (e do vento) para dispersar suas sementes e promover sua existência. As cores e os aromas da planta são um convite para que os animais venham saboreá-la.

    Quando conservamos uma árvore, estamos, também, protegendo muitas espécies de animais.

Antônio dos Santos Júnior e Andrelisse Arruda.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 221.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – No fragmento “As árvores são hotéis naturais, isto é, o abrigo ideal para diversas espécies de animais.”, a expressão grifada indica:

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

(     ) uma justificativa.

 

Questão 2 – Na passagem “Essa árvore, nativa do Pantanal, é de grande porte quando madura.”, a que árvore os autores do texto se referem?

 

 

Questão 3 – Sublinhe termo que indica lugar no segmento abaixo:

“Algumas ficam lá durante toda a estação reprodutiva […]”

 

Questão 4 – O texto cita um exemplo de “hóspedes que preferem escavar seus próprios ninhos no tronco”. Identifique-o:

(     ) a arara-canindé.

(     ) o periquito-rico.

(     ) o pica-pau-do-campo.

 

Questão 5 – Na parte “[…] nos dias frios se abriga nas cavidades existentes no tronco dessa árvore.”, os autores do texto expõem uma ação do:

(     ) macaco-bugio.

(     ) tamanduá-mirim.

(     ) papagaio-verdadeiro.

 

Questão 6 – Em “Como os vegetais não se movem, dependem dos animais (e do vento) para dispersar suas sementes e promover sua existência.”, o trecho destacado é:

(     ) a causa de um fato.

(     ) a finalidade de um fato.

(     ) a consequência de um fato.

 

Questão 7 – Na frase “Quando conservamos uma árvore, estamos, também, protegendo muitas espécies de animais.”, os autores buscam:

(     ) criticar os leitores.

(     ) entreter os leitores.

(     ) conscientizar os leitores.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário