Interpretação de texto, “Ameaça de extinção”, destinada aos estudantes do 9º ano. O texto em questão é de autoria do “Projeto Tamar”, que foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental. (Disponível em: http://www.tamar.org.br.).
Faça o download desta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: Ameaça de extinção – Tartarugas marinhas – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Ameaça de extinção – Tartarugas marinhas – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Ameaça de extinção – Tartarugas marinhas – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Ameaça de extinção
As espécies ameaçadas de extinção, animais ou vegetais, são aquelas em risco de desaparecer, em um futuro próximo. Incontáveis espécies já se extinguiram nos últimos milhões de anos, devido a causas naturais, como mudanças climáticas, e incapacidade de adaptação a novas condições de sobrevivência.
Mas hoje o homem interfere decisivamente no processo natural de extinção de espécies, através de ações como, por exemplo, destruição dos habitats, exploração dos recursos naturais e introdução de espécies exóticas (vindas de outros locais). Essas e outras atitudes provocam declínio das espécies em taxas jamais observadas na história da humanidade.
As cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil continuam ameaçadas de extinção, segundo critérios das listas brasileira e mundial de espécies ameaçadas. Das cinco, quatro desovam no litoral – e, por estarem mais expostas, são as mais ameaçadas: cabeçuda(Caretta caretta), de pente(Eretmochelys imbricata), oliva(Lepidochelys olivacea) e de couro(Dermochelys coriacea).
A tartaruga verde(Chelonia mydas) está menos exposta, pois desova principalmente nas ilhas oceânicas (Atol das Rocas, Fernando de Noronha e Trindade), onde a ação predatória do homem é mais controlada, o que contribui com a estabilidade da sua população.
De cada mil filhotes que nascem, somente um ou dois conseguem atingir a maturidade. São inúmeros os obstáculos que enfrentam para sobreviver, mesmo quando se tornam juvenis e adultos. Mas, além dos predadores naturais, as ações do homem estão entre as principais ameaças às populações de tartarugas marinhas, destacando-se as seguintes: a pesca incidental, ao longo de toda a costa, com redes de espera, e em alto mar, com anzóis e redes de deriva; a foto poluição; o trânsito de veículos nas praias de desova; a destruição do habitat para desova pela ocupação desordenada do litoral; a poluição dos oceanos e o aquecimento global.
Disponível em: http://www.tamar.org.br.
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:
R:
Questão 2 – Analise as seguintes assertivas:
I. A maior parte das espécies de tartarugas marinhas permanece ameaçada de extinção no Brasil.
II. Elencam-se diferentes ações humanas que representam as principais ameaças à extinção das tartarugas marinhas.
III. Apresentam-se dados alarmantes, no que tange à sobrevivência das tartarugas marinhas.
Está correto somente o que se afirma em:
a) I
b) II
c) II e III
d) I, II e III.
Questão 3 – Observe:
“Mas hoje o homem interfere decisivamente no processo natural de extinção de espécies, […]”.
O termo destacado indica a circunstância de:
a) modo
b) dúvida
c) tempo
d) lugar
Questão 4 – Explique o porquê do emprego do recurso “itálico” no texto:
R:
Questão 5 – Observe a grafia da palavra sublinhada a seguir:
“Incontáveis espécies já se extinguiram nos últimos milhões de anos, devido a causas […]”.
Nesse caso, o prefixo “in” indica negação, ou seja, não se conta. Assinale a alternativa em que o referido prefixo não exprime a ideia de negação:
a) indiscutível
b) incansável
c) incrível
d) indispensável
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
As respostas estão no link acima do cabeçalho.
2 comentários
SUAS ATIVIDADES FORAM EXCELENTES PUDE APROVEITÁ-LAS EM VÁRIAS TURMAS.
Olá, boa tarde! Não estou conseguindo abrir o gabarito. Gostaria de que me informasse por aqui as respostas dos números 1, 2 e 4, por favor!