Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre duas moscas irmãs. Zof e Zuf se apreciavam muito, mas que sempre atiravam coisas uma à cabeça da outra. Vamos conhecer a história dessas moscas? Para isso, leia com atenção o texto “A sapatilha”! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A sapatilha – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A sapatilha – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A sapatilha – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A sapatilha
Zof e Zuf eram duas moscas irmãs, que se apreciavam muito, mas que sempre atiravam coisas uma à cabeça da outra. No fundo, tudo não passava de brincadeira. Mas, às vezes, certas brigas acabavam mal.
— Vamos, Zof, já chega de pregar peças. Diga-me onde você guardou a minha comida! Estou com uma fome canina e não almocei hoje ainda! — disse Zuf, com um gesto ameaçador.
— Não sei do que você está falando! Até há pouco estava sobre a mesa, pronta para ser servida. — respondeu a mentirosa da Zof. — E assim continuava.
Certo dia, Zuf, que era a única que trabalhava, chegou a casa de mau humor. Para ser mais exato, vinha cuspindo fogo. Zof não percebeu nada e preparou-lhe a brincadeira de sempre.
— Posso saber onde você pôs uma das minhas sapatilhas vermelhas, Zof? — rosnou Zuf, pronta para pôr a casa abaixo.
— Não sei, não, Zuf. Sou tão distraída!… — respondeu Zof, em tom teatral.
— Ou me dá agora minha sapatilha preferida ou arranco-lhe as asas pela raiz! — ameaçou Zuf.
Como sua irmã desatasse em gargalhadas, Zuf passou das palavras à ação. Dessa vez brigaram de fato. A partir dessa data, Zof passou a ter muito cuidado antes de pregar alguma peça à sua irmã, evitando brincadeiras nos momentos pouco oportunos. Bom aluno é aquele que aprende a tempo, meu amigo.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-11-14/a-sapatilha.htm>. (Com adaptações).
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:
( ) noticiar um fato.
( ) dar um ensinamento.
( ) fazer uma divulgação.
Questão 2 – Na passagem “No fundo, tudo não passava de brincadeira.”, a que fato o narrador da história se refere?
R:
Questão 3 – Na frase “Mas, às vezes, certas brigas acabavam mal.”, vocábulo destacado poderia ser substituído por:
( ) “Porém”.
( ) “Por isso”.
( ) “Portanto”.
Questão 4 – Em “— Vamos, Zof, já chega de pregar peças.”, o travessão:
( ) anuncia a fala de Zuf.
( ) marca o início da fala de Zuf.
( ) indica uma pausa na fala de Zuf.
Questão 5 – Grife a seguir o trecho que apresenta sentido figurado:
“Certo dia, Zuf, que era a única que trabalhava, chegou a casa de mau humor. Para ser mais exato, vinha cuspindo fogo. Zof não percebeu nada e preparou-lhe a brincadeira de sempre.”
Questão 6 – Na fala “— Não sei, não, Zuf. Sou tão distraída!… — respondeu Zof, em tom teatral.”, a expressão sublinhada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – Releia este fragmento da história:
“Como sua irmã desatasse em gargalhadas, Zuf passou das palavras à ação.”
A parte destacada exprime:
( ) o tempo de Zuf ter passado das palavras à ação.
( ) o motivo de Zuf ter passado das palavras à ação.
( ) a consequência de Zuf ter passado das palavras à ação.
Questão 8 – Em “A partir dessa data, Zof passou a ter muito cuidado antes de pregar alguma peça à sua irmã, evitando brincadeiras nos momentos pouco oportunos.”, o narrador revela:
( ) o início da história.
( ) o clímax da história.
( ) o desfecho da história.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.