Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o fanático. O falcão era um desses animais que andam pelo mundo ameaçando e passando por cima dos outros. Vamos conhecer a história dele? Para tal, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!
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Leia:
O fanático
O falcão era um desses animais que andam pelo mundo ameaçando e passando por cima dos outros. Acreditava que as suas ideias eram as únicas verdadeiras e não consentia que ninguém o contradissesse.
— Não, papagaio! Você não tem conhecimentos. Fala por falar, como um tolo! — dizia o falcão, vermelho de raiva, quando estava conversando com o papagaio.
O falcão merecia o título de fanático. Via o mundo com os estreitos óculos da ignorância e da vaidade, e não tolerava que alguém pensasse qualquer coisa diferente dele. Mas o pior é que tinha uma conversa que confundia quem não estivesse muito seguro de si mesmo.
Um dia, no entanto, o falcão tropeçou com Mizifu, um gato adolescente de maneiras educadas e calmas. O falcão, pensando estar à frente de um bebê, mostrava ar de superioridade.
— Eu sei muitas coisas, Mizifu. E sem querer me vangloriar, posso garantir que ainda não encontrei um adversário à minha altura. — disse a insuportável ave, com ares de marquês.
— Nisso tem razão, porque é difícil encontrar alguém tão pedante, convencido e repelente como você, falcão. Sabe? O perfeito ignorante é aquele que pensa que sabe tudo. E você é o espelho vivo desse exemplar tão desprezível! — respondeu-lhe Mizifu, deixando-o petrificado. Pela primeira vez tinha encontrado alguém que realmente poderia enfrentá-lo.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-03-02/o-fanatico.htm>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “Acreditava que as suas ideias eram as únicas verdadeiras e não consentia que ninguém o contradissesse.”, o narrador refere-se:
( ) ao falcão.
( ) ao papagaio.
( ) ao gato Mizifu.
Questão 2 – Em “— Não, papagaio! Você não tem conhecimentos.”, o travessão marca:
( ) a pausa na fala do falcão.
( ) o começo da fala do falcão.
( ) a continuidade da fala do falcão.
Questão 3 – No segmento “Via o mundo com os estreitos óculos da ignorância e da vaidade […]”, o narrador usa a linguagem:
( ) informal.
( ) regional.
( ) figurada.
Questão 4 – Na frase “Mas o pior é que tinha uma conversa que confundia quem não estivesse muito seguro de si mesmo.”, o termo grifado poderia ser substituído por:
( ) “Contudo”.
( ) “Portanto”.
( ) “Por isso”.
Questão 5 – Releia este trecho:
“Um dia, no entanto, o falcão tropeçou com Mizifu […]”
Esse trecho é:
( ) o início da história.
( ) o clímax da história.
( ) o desfecho da história.
Questão 6 – Em “[…] é difícil encontrar alguém tão pedante, convencido e repelente como você, falcão.”, o gato Mizifu disse a palavra “como” para:
( ) dar um exemplo.
( ) indicar um motivo.
( ) fazer uma comparação.
Questão 7 – Na parte “O perfeito ignorante é aquele que pensa que sabe tudo.”, o gato dirige-se ao falcão, expressando:
( ) um desejo.
( ) uma suposição.
( ) um ensinamento.
Questão 8 – Sublinhe a seguir o vocábulo que retoma o falcão.
“[…] alguém que realmente poderia enfrentá-lo.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.