Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a vida alagada no Pantanal. É curioso saber que a região tem somente duas estações: de chuva e de seca. São elas que regulam o nível de água do lugar e determinam o ciclo de vida pantaneiro. Vamos saber mais a respeito desse curioso assunto? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A vida alagada – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A vida alagada – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A vida alagada – 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A vida alagada
O Pantanal é abundante em água. Muitos animais encontram abrigo, alimentação e um lugar seguro para a reprodução em suas áreas alagadas. Peixes, aves, mamíferos, répteis e anfíbios vivem lá, ocupando, muitas vezes, o mesmo espaço sem grandes problemas. Por ser uma região muito rica em termos naturais e muito bela, o Pantanal é bastante visitado por quem se interessa pela vida selvagem, seja cientista ou turista.
É curioso saber que a região tem somente duas estações: de chuva e de seca. São elas que regulam o nível de água do lugar e determinam o ciclo de vida pantaneiro. Veja: as enchentes ocorrem de outubro a março, com chuvas abundantes. No período de seca, os campos inundados ficam enxutos e a vegetação logo aparece, além de animais de hábitos terrestres, como as capivaras, que aproveitam o solo seco para passear e procurar alimentos.
Quando volta a inundação, os animais terrestres procuram as poucas áreas secas que restam. As plantas que cresceram nas áreas enxutas ficam submersas, morrem e apodrecem. A decomposição dessa vegetação libera na água nutrientes e sais minerais que ficarão disponíveis para o desenvolvimento da vida aquática. Porém, o excesso de plantas mortas na superfície provoca um fenômeno conhecido como decoada.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 226. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Grife, na passagem abaixo, o termo usado para retomar o Pantanal.
“Muitos animais encontram abrigo, alimentação e um lugar seguro para a reprodução em suas áreas alagadas.”
Questão 2 – “Por ser uma região muito rica em termos naturais e muito bela, o Pantanal é bastante visitado por quem se interessa pela vida selvagem […]”
O fato sublinhado é:
( ) a causa de outro fato.
( ) a finalidade de outro fato.
( ) a consequência de outro fato.
Questão 3 – Releia este segmento do texto:
“[…] regulam o nível de água do lugar e determinam o ciclo de vida pantaneiro.”
Nesse segmento, o texto expõe as funções:
( ) das enchentes.
( ) das chuvas abundantes.
( ) das estações de chuva e de seca.
Questão 4 – Em “No período de seca, os campos inundados ficam enxutos e a vegetação logo aparece […]”, o advérbio grifado exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Na parte “[…] além de animais de hábitos terrestres, como as capivaras, que aproveitam o solo seco para passear e procurar alimentos.”, o vocábulo “como” indica:
( ) um exemplo.
( ) uma condição.
( ) uma comparação.
Questão 6 – Na frase “Quando volta a inundação, os animais terrestres procuram as poucas áreas secas que restam.”, a vírgula indica:
( ) a omissão de uma informação.
( ) a intercalação de uma informação.
( ) o deslocamento de uma informação.
Questão 7 – No período “As plantas que cresceram nas áreas enxutas ficam submersas, morrem e apodrecem.”, a palavra destacada significa:
( ) “alagadas”.
( ) “escassas”.
( ) “despedaçadas”.
Questão 8 – O texto “A vida alagada” tem fins:
( ) didáticos.
( ) científicos.
( ) jornalísticos.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
5 comentários
Bons Textos! Bom trabalho! Parabéns!
Olá, Lázara!
Agradecemos o seu cumprimento ao nosso trabalho! Isso nos motiva muito!
Volte sempre!
Denyse
Sou imensamente grato pelo trabalho de vcs, está me ajudando muito no desenvolvimento de minhas primeiras aulas nesta disciplina, um abraço fraterno.
Oi, Anderson!
Para nós, é muito gratificante e motivador o fato de estarmos ajudando!
Que seja o início de uma jornada repleta de realizações em sua vida!
Agradecemos o registro de seu valioso comentário!
Volte sempre!
Um abraço fraterno!
Denyse
oii!
o seu trabalho de falar com as pessoas e radiante,bonito e significante.