Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda as palavras paroxítonas. Quando elas se classificam assim! Vamos aprender? Para isso, responda às questões propostas com base no texto Susto animal!
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- Gabarito: Atividade de português: Palavras paroxítonas – 8º ano – Com respostas
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Leia:
Susto animal
Alguns bichos reagem às ameaças de uma forma bem parecida com a nossa. Ao perceberem que estão em perigo, eles têm duas opções: ficar e lutar ou correr o mais rápido possível! As duas opões requerem doses extras de oxigênio no sangue e o uso das reservas energéticas armazenadas, principalmente, nos músculos. Como nos humanos, a adrenalina é a responsável por transmitir aos órgãos o sinal para trabalhar com mais eficiência.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 243. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – No trecho “[…] eles têm duas opções: ficar e lutar ou correr o mais rápido possível!”, há uma palavra paroxítona acentuada. Assinale-a:
( ) “têm”.
( ) “rápido”.
( ) “possível”.
Questão 2 – Por que a palavra, assinalada na questão anterior, é paroxítona?
( ) Porque tem a última sílaba como tônica.
( ) Porque tem a penúltima sílaba como tônica.
( ) Porque tem a antepenúltima sílaba como tônica.
Questão 3 – Em “As duas opões requerem doses extras de oxigênio no sangue […]”, o vocábulo paroxítono destacado é acentuado, pois:
( ) termina em “o”.
( ) termina em vogal.
( ) termina em ditongo.
Questão 4 – Identifique, no texto sobre o susto animal, o outro vocábulo paroxítono que é acentuado pela mesma razão de “oxigênio”:
Questão 5 – Observe as palavras a seguir:
ameaças – perigo – órgãos
Note que as três palavras são paroxítonas. Mas apenas uma delas é acentuada. Informe a regra que justifica a acentuação da referida palavra:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.