Início Atividades Interpretação de texto: Bolo de mandioca – 8º ano

Interpretação de texto: Bolo de mandioca – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Interpretação de texto, proposta aos estudantes do 8º ano, explora as características peculiares ao gênero “receita culinária: bolo de mandioca”.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em PDF pronto para impressão, em modelo editável do Word e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade de português em:

 

ESCOLA:                                       DATA:

PROF:                                           TURMA:

NOME:      

 

Leia, com bastante atenção, esta receita culinária:

 

Bolo de Mandioca

Bolo super cremoso, feito com mandioca, coco, leite de coco, queijo. Super delicioso, ótimo para o café da manhã ou lanche da tarde.

Ingredientes

250g de manteiga

750g de açúcar

7 ovos

250 g de queijo

2 kg de mandioca

1 colher (sopa) de fermento em pó

200 ml de leite de coco

300 ml de leite integral

2 xícaras de coco ralado                                                                                                     bolo de mandioca

Utensílios:                             

Liquidificador

ralo

balança

bacia

Modo de preparo:

Ralar a mandioca. Reserve.

Coloque no liquidificador os ovos, o açúcar, o leite, o leite de coco, amanteiga, e o queijo. Bater bem.

Acrescente a mandioca ralada aos poucos, bater bem.

Despeje a mistura em uma bacia e acrescente o coco ralado e o fermento, misture.

Despeje a mistura em um tabuleiro untado e enfarinhado.

Leve ao forno pré-aquecido 180° por 40 minutos ou até que ao enfiar um palito ele saia limpo.

Deixe esfriar e sirva.

Disponível em: www.gshow.globo.com

 

Questões

1) Identifique a finalidade comunicativa da receita e o público que se intenciona atingir:

 

 

2) Releia a apresentação da receita do bolo de mandioca. Em seguida, cite os adjetivos utilizados para qualificá-lo e explique o objetivo da referida apresentação:

 

 

3) Releia este trecho, observando os verbos sublinhados:

Acrescente a mandioca ralada aos poucos, bater bem.”

3.1 Identifique a ideia expressa por eles: 

 

3.2 Note que os verbos se apresentam em formas diferentes, apesar de exprimirem a mesma ideia. De que maneira (s) eles poderiam ser escritos de modo a se manter a unidade?

 

 

4) Justifique o emprego das vírgulas neste trecho:

“Coloque no liquidificador os ovos, o açúcar, o leite, o leite de coco, amanteiga, e o queijo.”

 

 

5) Os termos presentes na parte de “Utensílios” compõem a classe dos:

a) adjetivos

b) substantivos

c) advérbios

d) artigos

 

6) Pode-se afirmar que o gênero receita culinária compõe-se de sequências textuais dos tipos:

a) descritivo e argumentativo.

b) expositivo e injuntivo.

c) expositivo e narrativo.

d) descritivo e injuntivo.

 

7) Dependendo da região do país, a mandioca é nomeada de outras maneiras. Faça uma pesquisa para descobri-las.

 

 

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

3 comentários

Janaína Fernandes 13 de maio - 9:59

As atividades propostas abordam, de forma rica, as especificidades do gênero “receita culinária”, bem como recursos linguísticos a partir dele. Parabéns!

Responder
leticia 6 de outubro - 12:11

gostei muito
leticia

Responder
Denyse Lage Fonseca 8 de outubro - 14:19

Oi, Letícia!

Alegra-nos o fato de você ter gostado muito da atividade!

Volte sempre para conferir mais atividades!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário