Interpretação de texto, proposta aos estudantes do 8º ano, explora as características peculiares ao gênero “receita culinária: bolo de mandioca”.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em PDF pronto para impressão, em modelo editável do Word e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade de português em:
- Word: Interpretação de texto: Bolo de mandioca – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Bolo de mandioca – 8º ano – Pronto para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Bolo de mandioca – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia, com bastante atenção, esta receita culinária:
Bolo de Mandioca
Bolo super cremoso, feito com mandioca, coco, leite de coco, queijo. Super delicioso, ótimo para o café da manhã ou lanche da tarde.
Ingredientes
250g de manteiga
750g de açúcar
7 ovos
250 g de queijo
2 kg de mandioca
1 colher (sopa) de fermento em pó
200 ml de leite de coco
300 ml de leite integral
2 xícaras de coco ralado
Utensílios:
Liquidificador
ralo
balança
bacia
Modo de preparo:
Ralar a mandioca. Reserve.
Coloque no liquidificador os ovos, o açúcar, o leite, o leite de coco, amanteiga, e o queijo. Bater bem.
Acrescente a mandioca ralada aos poucos, bater bem.
Despeje a mistura em uma bacia e acrescente o coco ralado e o fermento, misture.
Despeje a mistura em um tabuleiro untado e enfarinhado.
Leve ao forno pré-aquecido 180° por 40 minutos ou até que ao enfiar um palito ele saia limpo.
Deixe esfriar e sirva.
Disponível em: www.gshow.globo.com
Questões
1) Identifique a finalidade comunicativa da receita e o público que se intenciona atingir:
2) Releia a apresentação da receita do bolo de mandioca. Em seguida, cite os adjetivos utilizados para qualificá-lo e explique o objetivo da referida apresentação:
3) Releia este trecho, observando os verbos sublinhados:
“Acrescente a mandioca ralada aos poucos, bater bem.”
3.1 Identifique a ideia expressa por eles:
3.2 Note que os verbos se apresentam em formas diferentes, apesar de exprimirem a mesma ideia. De que maneira (s) eles poderiam ser escritos de modo a se manter a unidade?
4) Justifique o emprego das vírgulas neste trecho:
“Coloque no liquidificador os ovos, o açúcar, o leite, o leite de coco, amanteiga, e o queijo.”
5) Os termos presentes na parte de “Utensílios” compõem a classe dos:
a) adjetivos
b) substantivos
c) advérbios
d) artigos
6) Pode-se afirmar que o gênero receita culinária compõe-se de sequências textuais dos tipos:
a) descritivo e argumentativo.
b) expositivo e injuntivo.
c) expositivo e narrativo.
d) descritivo e injuntivo.
7) Dependendo da região do país, a mandioca é nomeada de outras maneiras. Faça uma pesquisa para descobri-las.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
3 comentários
As atividades propostas abordam, de forma rica, as especificidades do gênero “receita culinária”, bem como recursos linguísticos a partir dele. Parabéns!
gostei muito
leticia
Oi, Letícia!
Alegra-nos o fato de você ter gostado muito da atividade!
Volte sempre para conferir mais atividades!
Denyse