Atividade de português direcionada aos estudantes do segundo ano do Ensino Médio, visando à abordagem da ocorrência da vírgula e à análise do nível de linguagem (formal/informal), por meio do tocante texto “Lição de vida”.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em PDF pronto para impressão, em modelo do Word que mode ser modificado e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Nível de linguagem e uso da vírgula – 2º ano do Ensino Médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Nível de linguagem e uso da vírgula – 2º ano do Ensino Médio – Pronto para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Nível de linguagem e uso da vírgula – 2º ano do Ensino Médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia o texto abaixo com muita atenção e, depois, responda às questões:
Uma lição de vida
Jorge Fernando dos Santos
Uma coisa que sempre me comoveu (e intrigou) é a alegria da rapaziada da coleta de lixo. Dia sim, dia não, o caminhão da SLU desce a minha rua e eles fazem aquela algazarra. Quase sempre estão brincando, tirando sarro uns com os outros, sorridentes e solícitos com os moradores. Mesmo na pressa de apanhar os sacos de lixo, encontram tempo para gritar “bom dia, patrão” ou para comentar a vitória do Galo, a derrota do Cruzeiro ou vice-versa.
Dia desses levantei de bom humor, o que nem sempre acontece nas manhãs quentes de verão. No momento em que saía de casa, vi surgir no topo da rua o grande caminhão amarelo. E eis que de sua traseira saltou um negão todo suado, com um sorriso branco no meio da cara. A vizinha do lado estava lavando o passeio, desperdiçando água como já é de costume. O sujeito limpou o suor na manga da camisa e a cumprimentou. “Será que a senhora me deixa beber um pouco d’água?”, ele perguntou sem rodeios. “Essa água não é boa”, ela disse. “Espera um pouco que eu busco água filtrada.” “Que é isso, madame? Precisa não. Água da mangueira já está bom demais.”
Ela estendeu o jato d’água e ele se deliciou. Depois de beber boas goladas, meteu a carapinha sob a água e se refrescou. O sol no céu azul estava de arrebentar mamona e o alto da rua oscilava sob o efeito do calor. O negão agradeceu a “caridade” da minha vizinha e seguiu correndo atrás do caminhão amarelo, dentro do qual atirava os sacos de lixo apanhados no passeio.
Na esquina de baixo, o caminhão parou, pois o condomínio em frente sempre produz muitos sacos plásticos. Quando passei pelo negão e seu companheiro, ambos atiravam sacos no triturador do caminhão. Parei na sombra de uma quaresmeira para observar o trabalho deles enquanto esperava ônibus.
O motorista saiu da boleia com um cigarro na boca e perguntou se eu tinha fósforo. Emprestei-lhe o isqueiro e, enquanto ele acendia o seu “mata rato”, comentei: “Sempre admirei a alegria com que vocês trabalham.” O motorista soprou a fumaça, devolveu-me o isqueiro e comentou: “E por que a gente devia de ser triste?” “Não sei… Um trabalho desses não deve ser mole.” “Claro que não”, ele retrucou. “Mas duro mesmo é a vida de quem revira o lixo à procura de comida. A gente pelo menos não chegamos lá.” Em seguida, ele entrou na boleia, os dois homens de amarelo terminaram a coleta e subiram na carroceria. O caminhão arrancou e eu fiquei pensativo, enquanto esperava o “busun”.
Fonte: //umacoisaeoutra.com.br/cultura/jorge.htm
Questão 1 – Explique, com as suas palavras, o porquê de o texto ser intitulado “Lição de Vida”:
Questão 2 – Relacione as colunas:
Trechos do texto:
a) “Mesmo na pressa de apanhar os sacos de lixo, encontram tempo para gritar “bom dia […]”.
b) “[…] para gritar “bom dia, patrão”.
c) “Emprestei-lhe o isqueiro e, enquanto ele acendia o seu “mata rato”, comentei […]”.
d) “A vizinha do lado estava lavando o passeio, desperdiçando água como já é de costume.”.
Justificativas para o emprego da vírgula:
___ antes de gerúndio
___ inversão na ordem dos termos
___ inserção/intercalação de termos
___ para separar o vocativo
Questão 3 – Em “Na esquina de baixo, o caminhão parou, pois o condomínio em frente sempre produz muitos sacos plásticos.”, a palavra sublinhada poderia ser substituída por:
a) porém
b) uma vez que
c) e
d) por isso
Questão 4 – Assinale a alternativa que não apresenta traço da informalidade:
a) “Espera um pouco que eu busco água filtrada.”.
b) “O motorista soprou a fumaça, devolveu-me o isqueiro e comentou […]”.
c) “A gente pelo menos não chegamos lá.”.
d) “Depois de beber boas goladas, meteu a carapinha sob a água e se refrescou.”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
4 comentários
ÓTIMO O TRABALHO!
Questões inteligentes.
Que trabalho ímpar! Deus Abençoe Sempre.
P.S.: Seria interessante colocar as habilidades pedidas em cada exercícios
Olá, Rosimeire!
Alegra-nos o registro de sua opinião tão positiva!
Amém! Que Deus a abençoe sempre também!
Volte sempre ao “Acessaber”!
Denyse