Interpretação do interessante texto “Ele não tem diploma, mas é engenheiro”, no qual curiosidades são contadas sobre o animal “castor”. As atividades são direcionadas aos estudantes do 6º ano.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: Ele não tem diploma, mas é engenheiro – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Ele não tem diploma, mas é engenheiro – 6º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Ele não tem diploma, mas é engenheiro – 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
O animal que não tem diploma, mas é um engenheiro
“O castor, animal fantástico, cuja pele servia de unidade monetária, nas transações comerciais entre os índios e os colonizadores, por pouco não foi exterminado do planeta.
Embora estes animais sejam quase nulos em sua capacidade cerebral, são admiráveis engenheiros hidráulicos, talentosos carpinteiros e exímios arquitetos. Moram na beira dos rios, bem distante do barulho. Suas habitações, construídas umas ao lado das outras, são impenetráveis, a não ser para eles e sua família, composta por no máximo por 12 indivíduos.
Chegam a passar uma noite inteira para derrubar uma árvore, a depender da grossura do tronco. Logo que derrubam a árvore, cortam todos os ramos e lançam na água. Em seguida os conduzem pelo rio, segurando com os dentes ou empurrando-os, enquanto nadam, até chegar ao lugar escolhido para construção de suas casas e diques, que chegam a ter centenas de metros de comprimento e até quatro metros de altura.
Primeiro eles fazem a base de suas casas. Depois entrelaçam os ramos cortados. Em seguida rebocam com barro, dando firmeza a sua construção.
A cobertura é feita com paus e o piso é sempre plano e coberto por um tapete formado por raminhos, folhas secas ou musgos e está sempre protegida das inundações.”
Jackson Rubem
Questões:
1. Releia o título do texto e responda:
A que animal o autor se refere e por que ele o chama de “engenheiro”?
2. Identifique a que se referem os termos sublinhados:
a) “Em seguida os conduzem pelo rio […]”
b) “[…] está sempre protegida das inundações […]”
3. Em “Embora estes animais sejam quase nulos em sua capacidade cerebral […]”, a palavra em destaque expressa a mesma ideia de:
a) Mas
b) Portanto
c) Apesar de
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.