Interpretação do poema “Lembranças do mundo antigo”, de Carlos Drummond de Andrade. As atividades são destinadas aos alunos inseridos no 9º ano. Vale destacar que as respostas, contidas no arquivo para download, são sugestões, visto que o texto literário permite múltiplas interpretações, que variam conforme o olhar do (a) leitor (a). Porém, “não viaje na maionese”, pois as leituras precisam ser comprovadas por meio de elementos do texto, apresentados de forma explícita ou implícita.
Você pode baixar esta atividade em PDF pronto para imprimir, em modelo editável do Word e também a atividade respondida.
Faça o download desta interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto (poema): Lembranças do mundo antigo – 9º ano – Modelo do Word
- PDF: Interpretação de texto (poema): Lembranças do mundo antigo – 9º ano – Pronto para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto (poema): Lembranças do mundo antigo – 9º ano – respostas
- Imagem: Página 1
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia, com muita atenção, o poema abaixo:
Lembranças do mundo antigo
Carlos Drummond de Andrade
Clara passeava no jardim com as crianças. O céu era verde sobre o gramado, a água era dourada sob as pontes, outros elementos eram azuis, róseos e alaranjados. O guarda-civil sorria, passavam bicicletas,… A menina pisava a relva para pegar um pássaro… O mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era tranquilo em redor de Clara. As crianças olhavam o céu! Não era proibido. A boca, o nariz, os olhos estavam abertos! Não havia perigos. Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os insetos… Clara tinha medo de perder o bonde das 11 horas, esperava cartas que custavam a chegar, Nem sempre podia usar vestido novo. Mas passeava no jardim pela manha!!! Havia jardins, havia manhãs, naquele tempo!!!
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Lembranças do mundo antigo. In: ___ Sentimento do Mundo, 1940.)
Agora, responda:
1) De acordo com o poema, como era o mundo em que Clara vivia?
2)O que podemos interpretar da passagem “Mas passeava no jardim pela manhã”?
3) A partir da descrição, no poema, de um mundo que ficou apenas na lembrança, como podemos caracterizar o “novo” mundo marcado por diferentes transformações?
4) Observe estes verbos retirados do poema:
passeava era sorria pisava olhavam estavam temia tinha custavam havia |
Em que tempo verbal eles foram empregados? Com qual objetivo?
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
As respostas estão no link acima do cabeçalho.
8 comentários
Só tenho a agradecer a esse site por possibilitar pesquisar belíssima atividades e poder compartilhar em Classe com meus alunos.
Olá, Raimundo!
Alegra-nos e motiva-nos o seu belíssimo comentário!
É muito gratificante saber que as nossas atividades estão fazendo parte do seu trabalho como professor!
Muito obrigada pela presença!
Volte sempre!
Denyse
Amei as atividades! Me ajudou muito! Parabéns pelo trabalho!
Olá, Avelina Márcia!
Muito nos lisonjeia o fato de você ter amado as atividades! Muito nos gratifica o fato de termos ajudado muito!
Agradecemos o registro de sua valiosa mensagem!
Volte sempre!
Denyse
Agradeço muito ,pois sempre estou utilizando . Esse trabalho é ótimo . Gosto pois facilita o entendimento dos alunos
Oi, Ricardo Aparecido!
Suas palavras nos encantam e nos motivam demasiadamente!
Muito obrigada por interagir conosco!
Volte sempre!
Denyse
As atividades são bem elaboradas, parabéns pelo seu trabalho.
Olá, Maria!
Suas palavras engrandecem o nosso trabalho, motivando-nos demasiadamente! Muito obrigada por expressá-las!
Volte sempre!
Denyse